Tecnologia e Inovação em sala de aula
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Celular 

 

Uso de celular em sala de aula

      Esse assunto vem a ser um bom tema. Pois pode ajudar bastante sendo utilizado da maneira correta.

      Por exemplo: Através de pesquisas rápidas e objetivas até mesmo com ajuda dos professores em sala de aula.

      Hoje em dia a maioria dos alunos já nascem com Smartphone, então essa transição fica mais fácil, por conta de todos praticamente já tem telefone com acesso a internet e também por já ter internet nas escolas. Com isso fica bastante claro para que possa ter uma boa motivação em pesquisa, esse método durante supervisionamento pode vir a ser utilizado em sala de aula, pois hoje em dia qual aluno se sente com atração apenas de uma aula sem tecnologia, por exemplo: lousa, giz, quadro e cadernos? 

      A proibição do uso celular em sala de aula ocasiona em uma catástrofe, pois utilizado como objeto de apoio e pesquisa sobre tal assunto pode vir a beneficiar o professor e também o aluno, até mesmo em aprender a utilizar esta ferramenta, poder pesquisar em diversos sites antes de chegar a uma conclusão final.

Data Show

Com essa tecnologia podemos projetar imagens estáticas ou em movimento e, além disso, podemos sincronizar a projeção da imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro aparelho.

Como qualquer recurso pedagógico “tradicional” que já usamos em nossas aulas e atividades, o uso do datashow envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Para usá-lo é preciso ter:

  1. Um objetivo pedagógico: O que você quer que o aluno aprenda com essa aula? Que habilidades e competências serão trabalhadas?

  2. Uma justificativa didática: Porque o datashow vai possibilitar um melhor aprendizado em relação aos recursos “tradicionais”? Qual é o ganho didático?

  3. Um planejamento do uso: Quanto tempo vai durar a atividade? O que será mostrado, e de que maneira farei isso? Como vou conduzir a atividade?

  4. Uma avaliação da aprendizagem e do uso do recurso: Como vou avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos? Como saberei se o uso do datashow foi realmente mais eficiente do que os métodos “tradicionais”?


Realidade Virtual

Já pensou em convidar os seus alunos para conhecer, explorar e descobrir temas impactantes da atualidade com o uso de óculos virtuais? Com os novos rumos da Educação acompanhando os passos largos da evolução da tecnologia isso é possível, e a realidade virtual deixa de ser uma distante utopia de filmes futurísticos. 

Como o próprio nome diz, a realidade virtual é conhecida como uma solução inovadora que funciona como um convite à imersão em um ambiente virtual. A partir dessa experiência, é possível fazer novas descobertas em ambientes diferenciados, como viver situações impactantes em 360º.

A tecnologia da realidade virtual está cada vez mais acessível. Suas aplicações são inúmeras e não se limitam à produção de entretenimento.Na área da educação a realidade virtual é sinônimo de modernização e inovação. A tecnologia possibilita experiências realísticas, imersivas e interativas que permitem melhorar a fixação e a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo apresentado em sala de aula.

O objetivo da realidade virtual é simular uma realidade que não existe de fato. Ela possibilita ao usuário a interação com objetos e cenários tridimensionais. A tecnologia permite, por exemplo, que um professor guie seus alunos para áreas inóspitas do mundo real, como os Pólos, exemplificando o conteúdo apresentado em sala de aula. 

Através da RV é possível colocar o aluno no papel principal, potencializando seu aprendizado de maneira intensa e mais próxima da realidade.

A ideia para a área da educação é trazer diversão e aumentar o interesse dos alunos, enriquecendo suas experiências. O uso da realidade virtual promete revolucionar todo o ensino. A tecnologia irá transformar o modo como os alunos se relacionam com o conhecimento e com o mundo em geral.

Alguns grandes benefícios da realidade virtual na educação são:

  • Experiência ativa do usuário;

  • Envolvimento imediato;

  • Melhora a compreensão de assuntos, teorias e conceitos complexos;

  • Experiência imersiva;

  • Reduz a distração do aluno;

  • A exploração da tecnologia e seu uso potencializa a aprendizagem;

  • Aumenta a retenção e melhora a absorção do conteúdo;

  • Melhora a interação entre os estudantes;

  • O uso da tecnologia é adequada a diversos estilos de aprendizagem.



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