Modelagem matemática: Ensino e aprendizagem
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

AVALIAÇÃO

Para a elaboração da metodologia que norteou as atividades de modelagem matemática, tomou-se como referencial as cinco etapas para o encaminhamento do trabalho com modelagem matemática em sala de aula, sugeridas por Burak (2004): escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento dos problemas, resolução dos problemas e desenvolvimento da Matemática, relacionando-a ao tema e análise crítica das soluções.

Frente aos objetivos propostos, as etapas da pesquisa são as seguintes:

1ª etapa: escolha e introdução do tema;

2ª etapa: questionário aos alunos;

3ª etapa: coleta e análise de dados;

4ª etapa: elaboração das situações-problema;

5ª etapa: interpretação e resolução das situações-problema;

6ª etapa: análise crítica das soluções; e

7ª etapa: questionário aos alunos.

Com essas etapas, é possível explorar o estudo da função exponencial, a resolução de equação exponencial e o cálculo de logaritmos, aplicados para a resolução de uma situação real.

 


© 2010 Todos direitos reservados.