INSUCESSO ESCOLAR E SUAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

MÉTODOS

MÉTODOS TEÓRICOS

Método histórico: Segundo Andrade (2003), consiste em investigar os acontecimentos, processos e acções do passado para verificar a motivação no processo de ensino-aprendizagem na escola em estudo.

Dedutivo e indutivo: possibilitam reflexionar sobre os conceitos fundamentais relacionados com os critérios estratégicos e factos comportamentais de professores e alunos que propiciam a motivação para aprendizagem e estabelecer generalizações teóricas e inferências sobre o objecto de estudo e determinar as suas regularidades a partir da análise bibliográfica e dos resultados empíricos.

Pesquisa bibliográfica: Segundo Marconi & Lakatos (2002), a pesquisa bibliográfica consiste na obtenção de informações de obras de autores já publicadas em relação ao tema, para a fundamentação teórica. Permitirá a consulta de várias obras e de diferentes autores a volta da nossa problemática.

Este método ajudará a entrar em contacto directo com os livros, revistas, jornais, monografias que tratam sobre o tema em estudo.

 

TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS

Inquérito por questionário: Segundo Marconi & Lakatos (2002), o inquérito é um conjunto de actos e diligências destinados a apurar alguma coisa. É um processo em que se tenta descobrir alguma coisa de forma sistemática. Que permitirá a Colecta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que foram respondidas por escrito e em a presença do pesquisador.

Inquérito por entrevista: Vianna (2001, pag. 124) afirma que a entrevista consiste de uma série de questões feitas oralmente ao pesquisador; para HENRY (1999), consiste numa conversação entre o investigador e o sujeito investigado, através da qual o investigador obtém informação acerca do facto a estudar.

Observação: Segundo (Severino, 2007, p. 125) "é todo procedimento que permite acesso aos fenômenos estudados". Utilizar-se a técnica por observação, sendo instrumentado a ficha de observação das aulas com a finalidade de recolher informações, opiniões, percepções o tema em destaque a ponto der validados pelos especialistas.

 

INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO

Para permitir a recolha de dados e tendo em conta os métodos de trabalho ao longo da investigação utilizar-se-á os seguintes instrumentos para a recolha de dados:

  • § Boletim de inquérito por questionário aos professores, pais e encarregados de educação;
  • § Boletim de inquérito por questionário aos alunos;
  • § Boletim de inquérito por entrevista ao director da escola;
  • § Guião de observação e análise da aula

 

TIPO DE INVESTIGAÇÃO

Para este trabalho optou-se por um tipo de investigação exploratória, consiste em procurar determinar a natureza e o grau de condições existentes entre os fenómenos. Tem como único propósito descrever condições existentes.

 


© 2010 Todos direitos reservados.