Aula XI - Ética Profissional Psicanalítica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

AVALIAÇÃO DA AULA - XI

Ética Profissional Psicanalítica

 

"A subjetividade da Ética, dentro de cada território humano, alimentasse de suas vicissitudes. Algo desafiador, remetendo-nos há muitas reflexões críticas e conflituosas deste (eu) coletivo. Esse sujeito singular, bagaço que não se vê  dentro de uma realidade orgânica e sistêmica, está em estado de sofrimento e faz sofrer. Fruto das negações descobre no divã a possibilidade de encontrar-se com a escuta de si. Com Ego desnudo, projeção despudorada, ama o sujeito das representações mais íntimas. De forma fluída, vasa seus sentimentos confusos para o campo das neuroses, perversões e paixões. - Encontro marcado com: que (eu) sou diante desta Ética Psicanalítica? Ética desprovida de interferências morais das quais fomos paridos, descobrir-se dentro de um alguém não desejado é autorizar o arremesso da flecha. Sublimado, entre insights e catarses, lança mão da pulsão de morte, incólome preservar a vida e baila ao parir um novo e apaixonante Ser, liberto das culpas, embriaga-se em suas ricas memórias." 

                                                     PSICANALISTA DIDATA GILSON LUNA

ATIVIDADE

  Como modo avaliativo vamos nos confrontar, analiticamente, com o nosso espelho. Para isso iremos tecer uma conclusão para o conteúdo que pesquisamos até aqui, de forma coletiva. 

Cada membro do grupo (Turma), de forma singular, irá ceder um fio do seu conceito Ético, submetendo-o ao grupo. Deixando sua contribuição tramar-se a Ética Profissional Psicanalítica. Como extrato deste exercício de tecelão dessa Ética tecida por muitos fios, surgirá uma conclusão para completar o próximo item (CONCLUSÃO) desta disciplina. Na prática vocês irão expor um extrato da percepção Ética, da Turma Nise da Silveira da Escola ODEPSIHUMANA, e o sentimento, enquanto sujeitos em formação, como a profissão de psicanalista constrói a Ética no seu Setting Analítico.

Essa construção deverá ter 03 (três) laudas. De preferência que, cada um de vocês, depois de submeter à Turma, construa um parágrafo.

Aguardo vocês no próximo passo! 


OS LINKs ABAIXO SÃO MEIOS PARA CONFRONTAR PENSAMENTOS E CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR PERCEPÇÃO DA ÉTICA NA PSICANÁLISE. 

https://www.youtube.com/watch?v=zPHfnOEgLBA

https://www.youtube.com/watch?v=zlL0Q8_XbEQ

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382005000100009



© 2010 Todos direitos reservados.