Máximo e mínimo da função quadrática
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A avaliação será através da seguinte lista de exercícios:

Lista de Exercícios

1- Uma bola, lançada verticalmente para cima, a partir do solo, tem sua altura h (em metros) expressa em função do tempo t (em segundos), decorrido após o lançamento, pela lei:

 h(t)=40t-5t2

Determine:

a) a altura em que a bola se encontra 1 s após o lançamento;

b) o(s) instante(s) em que a bola se encontra a 75 m do solo;

c) a altura máxima atingida pela bola;

d) o instante em que a bola retorna ao solo.

2- Entre todos os retângulos de perímetro 20 cm, determine aquele cuja área é máxima. Qual é essa área?

3- Suponha que o consumo de um carro, para percorrer 100 km com velocidade de x km/h, seja dado por C(x)=0,006x2 -0,6x+25. Para qual velocidade esse consumo é mínimo?

4- Com 140 metros lineares de tela de arame, um fazendeiro construiu dois currais: um quadrado e um retangular, este de comprimento igual ao triplo da largura. Sabendo que a medida escolhida para o lado do quadrado tornou a soma das áreas dos currais a menor possível, calcule a área de cada curral.

5- Uma empresa produz um determinado produto com o custo definido pela seguinte função C(x) = x² – 80x + 3000. Considerando o custo C em reais e x a quantidade de unidades produzidas, determine a quantidade de unidades para que o custo seja mínimo e o valor desse custo mínimo.

6- Uma agência de turismo fretou um ônibus de 40 poltronas para uma viagem. Cada passageiro pagará 20 reais mais uma taxa de 2 reais por poltrona que não for ocupada.

a) Qual é a receita máxima que a agência pode arrecadar com essa viagem?

b) Qual deve ser o máximo de passageiros para que a receita seja máxima?


© 2010 Todos direitos reservados.