NOVAS TECNOLOGIAS X VELHAS PEDAGOGIAS
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Para que o processo de ensino / aprendizagem seja concretizado na era digital, de modo sólido e eficaz, faz-se necessário que as novas tecnologias estejam coesas com as pedagogias utilizadas nas salas de aula. Para tanto, o foco deve está na mudança das pedagogias aplicadas nas escolas, onde o aluno possa ser o sujeito construtor do seu próprio conhecimento e o professor o seu incentivador no desenvolvimento das competências fundamentais para a concretização do saber.

O mundo está globalizado e a escola, se não quiser perder seu espaço, deve seguir o mesmo caminho. A tecnologia já faz parte do cotidiano dos alunos, portanto, cabe às instituições de ensino se adequarem a essa realidade, inclusive no que se refere à formação e atualização dos professores. Professores e alunos precisam caminhar juntos na construção e consolidação do conhecimento.

É preciso pensar em uma nova escola, uma escola voltada para o aluno do século XXI, onde “o professor esteja preparado para usar bem essas poderosíssimas ferramentas ao serviço de novas pedagogias que ajudem as crianças a aprender”. (Angel Pérez Gómez, 21.05.2013)


© 2010 Todos direitos reservados.