APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERTO BANDURA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

CONCLUSÃO

 

Após a exploração do tema, podemos concluir as observações de modelos estão direccionadas para as imagens, ideias e valores que podem ser observados, conservados, lembrados e reproduzidos, mas para tal, há que realçar os papéis desempenhados pela atenção, retenção, a motivação e reprodução motora. A atenção e a retenção incidem essencialmente na aquisição, a reprodução motora e a motivação agem sobretudo na performance, isto verifica-se no aproximar das semelhanças entre o comportamento do modelo e do sujeito.

Existem vários factores que podem influenciar a aprendizagem social, sendo os mais destacados na relação pais-filhos, professores-alunos, salientando-se assim o estatuto do modelo. A televisão pode influenciar o comportamento das pessoas, principalmente para as crianças se não existir um acompanhamento por parte dos pais assim como os responsáveis dos mesmos canais.

De acordo com Bandura, a punição e o reforço podem influenciar o que as pessoas fazem e não o que elas aprendem. Os professores servem de modelo para as crianças, visto que depois da idade da infância elas passam por um período longo de aprendizagem, assim o professor de ser o espelho da sociedade para que ele dê ao aluno aquilo que a sociedade precisa.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.