INFLUÊNCIA DOS MODELOS DE GESTÃO ESCOLAR
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Com base nos pressupostos metodológicos, na fundamentação teórica, chegou-se as seguintes conclusões:

  • Os fundamentos teóricos tidos em conta nesta investigação realçam o quanto os modelos de gestão escolar, podem favorecer positivamente o processo de ensino/aprendizagem.

O modelo predominante na Escola em estudo, é o democrático, não obstante carecer de algumas melhorias, pelo facto de apresentar as seguintes características:

  • Na decisão para a planificação e realização de determinadas acções, nem sempre participa o colectivo da escola;
  • O gestor poucas vezes tem promovido acções para a decisão de variados assuntos ao nível da escola, cabendo assim a ele este aspecto;
  • As reuniões que se realizam, pouco dizem respeito a planificação e tomada de decisão sobre a vida da escola;
  • O clima que o gestor escolar proporciona para reunião, pouco favorece a participação activa do colectivo de trabalhadores;
  • O facto do director não ser sempre uma pessoa aberta a críticas, dificilmente tem recebido de forma livre no seu gabinete, sugestões que visam a melhoria do trabalho da escola.

© 2010 Todos direitos reservados.