D ou B ? Esta ou Aquela Letra?
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

CONCLUSÃO:

 

            O psicopedagogo é um profissional que atua não só nas dificuldades e distúrbios de aprendizagem, mas na aprendizagem de modo geral, seja patológico ou não. O psicopedagogo é o profissional que incentiva a aprendizagem, e incentiva o desenvolvimento das potencialidades. A atividade proposta pelo Prof. Wagner implementou a construção de habilidades que foram construídas ao longo da execução da atividade, essas competências e habilidades evidenciaram as seguintes aprendizagens por parte dos alunos de psicopedagogia:

Proporcionou a reflexão sobre o trabalho do psicopedagogo, seu comprometimento com a aprendizagem em diferentes situações.

Proporcionou a reflexão do papel do profissional.

Interação com as mídias, desafios.

Possibilitou a aprendizagem de comunicação com os envolvidos, do aprender a aprender atender.

O trabalho propôs a intervenção hipotética de um psicopedagogo frente a situação apresentada.

Possibilitou Estudo de caso com reflexão sobre o atendimento a ser dispensado ao indivíduo. 

O estudo de caso abordou uma criança com dificuldade de aprendizagem que frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental I, e apresentara dificuldade de escrita com trocas de letras.

Reflexões no modo de agir, pensar e abordar a criança para obter avanços no processo de aprender e ensinar.

 A webquest serviu como ferramenta para construção do conteúdo abordado, e refletiu diferentes formas de abordagem para acontecer aprendizagem motivadora e significativa no campo da leitura e escrita; possibilitou o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ambiente de aprendizagem. A criança que participou das atividades propostas relatou que: “é muito legal aprender assim”; “aprendo melhor assim”.

        Concluímos portanto, que o trabalho do psicopedagogo é possibilitar aprendizagem em suas diferentes formas, pois cada individuo aprende de forma diferente, ao psicopedagogo cabe encontrar caminhos para a aprendizagem ocorrer nos mais diversos casos que existirem, buscando sempre refletir, aperfeiçoar, acompanhar e ser comprometido, eficiente e eficaz na proposta de trabalho a ser desenvolvido seja com um aluno, com um grupo de pessoas, sendo a tecnologias mais uma aliada na busca de novas possibilidades de aprendizagem, seja no uso de jogos, de editores de texto, de webquest, uso de aplicativos, etc...

 


© 2010 Todos direitos reservados.