Modelagem matemática: Ensino e aprendizagem
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 Créditos
 

CONCLUSÃO

A pesquisa aconteceu no período de setembro a dezembro de 2005, na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer, localizada no município de Toropi, RS. A apresentação do tema por intermédio de filmes despertou o interesse dos alunos e oportunizou discussões sobre as distintas realidades vivenciadas no Brasil: a desnutrição e a obesidade. Quando muitos apresentam problemas de saúde por terem uma alimentação deficiente, outros sofrem em conseqüência de uma alimentação com excessos. As atividades de modelagem matemática foram propostas em forma de situações-problema elaboradas pelos alunos e pela professora, a partir da leitura de textos sobre diferentes assuntos relacionados ao tema, obtidos em jornais, livros, panfletos e revistas.

ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

1: Estudo do IMC dos alunos;

2: O estudo da variação do IMC em função do aumento de peso;

3: Pesquisa sobre a alimentação do povo brasileiro e dos alunos da turma;

4: O aumento da população mundial e a alimentação;

5: A obesidade pode causar depressão; e

6: A cirurgia da obesidade.

As atividades  permitiram retomar conhecimentos de função linear e introduzir os conceitos de estatística e de funções exponenciais e logarítmicas. Entre outros relevantes aspectos, as atividades possibilitaram a análise de questões relacionadas ao meio ambiente, doenças, sexualidade, e a necessidade de definição de políticas públicas sobre o crescimento populacional, geração de energia, cuidado necessário com o lixo e sobre controle do uso da água potável.

Por meio das atividades de modelagem matemática, não somente os alunos mas também a professora vivenciaram a descoberta das possibilidades metodológicas oferecidas para vislumbrar a utilidade de funções exponenciais e logarítmicas.

As atividades foram propostas na forma de situações-problema, elaboradas pelos alunos e pela professora, a partir da leitura de textos sobre diferentes assuntos relacionados ao tema. As situações-problema construídas oportunizaram a elaboração e o desenvolvimento de atividades para sua resolução, as quais proporcionaram a abordagem de conteúdos matemáticos programados pela professora e de outros, que não estavam planejados.

Sendo a obesidade um problema sério tanto quanto a desnutrição, os hábitos alimentares dos alunos foram analisados e a importância de uma alimentação equilibrada foi ressaltada como meio para obter boa saúde e, conseqüentemente, boa qualidade de vida.

O tema abordado assumiu significado e apresentou potencial para a elaboração das mais diferentes situações. As atividades de modelagem matemática exigiram interpretação, construção e análise de gráficos, tabelas e fórmulas matemáticas; as equações matemáticas foram expressas através de modelos lineares, exponenciais e utilizaram-se logaritmos para as resoluções.

Além disso, serviram como incentivadoras para a introdução de novos conceitos e para a retomada de conteúdos estudados anteriormente. Em diferentes situações foram desenvolvidas aulas com explicações de conteúdos e listagem de exercícios para a introdução dos conhecimentos sobre a resolução de equações exponenciais e logarítmicas.

 

 


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