SEMANA 22
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Para a finalização dos estudos, iremos propor uma culminância com exposição das obras produzidas pelos alunos, simbolizando o saguão do teatro Municipal de São Paulo, onde fora realizada a semana da Arte Moderna, com a exibição das esculturas e pinturas dos artistas modernistas.

Alunos:  GRUPO 4
GUIMAR NOVAESFilha de Manoel José da Cruz Novaes e Anna de Carvalho Menezes Novaes. Era a décima sétima de dezenove crianças. A família de Guiomar era composta por vinte e uma pessoas. Dos dezenove filhos do casal Novaes oito morreram e foram criados onze: Maria Amélia, Jorge, Alice, Anthenora, Tereza, Anália, América, Accacio, Guiomar, Gastão e Aurora.Seu pai, mais conhecido como Manoelzinho, nasceu em Vassouras-RJ, em 1849. Era Major e negociava com café. Seus negócios da cidade de São Paulo foram transferidos para São João da Boa Vista na última década do século XIX. Sua mãe nasceu em Areias. O casal Novaes deixou São Paulo para visitar os pais e o irmão de Dona Anna, mãe de Guiomar, porém as férias se estenderam e permaneceram mais tempo na cidade, dando tempo de nascer a pequenina Guiomar e permaneceram na cidade até que ela completasse seis anos (1902).Guiomar Novaes começou a tocar aos 4 anos. Quando "descobriu" o piano, uma força e um encantamento a fazia tocar impulsivamente. Era uma criança musical e quando ouvia outras crianças no jardim da infância cantarem, logo ia para o piano e tocava o que acabara de ouvir. O pai arranjou um professor para a filha prodigiosa. No dia 21 de fevereiro de 1914, portando uma gloriosa bagagem, Guiomar Novaes reaparece na sua terra, São João da Boa Vista. Não tinha sido a vinda de Guiomar a São João devidamente divulgada e a cidade deixou de promover uma recepção popular, como era de se esperar. Por iniciativa do jornal O MUNICÍPIO, reuniu-se no dia seguinte no jardim público um grande contingente de pessoas que, precedidas pela banda de música do Maestro Aquilino e sob o alvoroço contagiante provocado pelos rojões que espocavam no alto, caminharam para avenida D. Gertrudes, até a residência do ativo e sempre festeiro João Osório (atual sede do Palmeiras) onde hospedava a concertista. Foi uma vibrante manifestação pública á nossa mais famosa conterrânea. Guiomar, falando sobre sua cidade natal disse: "Assim como o tempo da infância é o melhor tempo de nossa vida, a cidade em que nascemos, é o mais belo recanto do mundo.". Nessa mesma noite, no Centro Recreativo Sanjoanense, ao lado da casa onde ela havia nascido, teve o lugar o Concerto de Guiomar Novaes, realizado em benefício das obras da Igreja Matriz de São João.ERNANI BRAGAErnani Braga nasceu no Rio de Janeiro em 10 de janeiro 1888. Era filho de portugueses, estudou piano com os melhores professores da época. Foi recompensado com uma bolsa de estudos na França onde conheceu sua esposa Eponina D'Atri. Foi um compositor do início do século passado. Harmonizou cantigas interessantes. Em Pernambuco deixou importante marca no mundo musical da cidade. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo ao lado de Villa Lobos, como seu intérprete.Visitando pela primeira vez o Recife em 1927, em turnê de concertos pelo norte do país, Ernani Braga, de volta dessa turnê resolveu aqui se fixar. Com seu temperamento irrequieto e sua vitalidade latente, começou Ernani Braga, logo em 1928, a expor as suas idéias como crítico musical do jornal A Província e a lutar pela criação de um Conservatório de Música no Recife.Muitas pessoas o consideraram "um Maluco",pois achavam que a cidade não comportava um Conservatório. O tempo passou. O sonho de Ernani Braga pôde se tornar realidade, com a fundação, em 1930, do atual Conservatório Pernambucano de Música.Ernani Braga foi seu fundador e dirigiu o Conservatório por 9 anos.sitando pela primeira vez o Recife em 1927, em turnê de concertos pelo norte do país, Ernani Braga, de volta dessa turnê resolveu aqui se fixar. Com seu temperamento irrequieto e sua vitalidade latente, começou Ernani Braga, logo em 1928, a expor as suas idéias como crítico musical do jornal A Província e a lutar pela criação de um Conservatório de Música no Recife.Muitas pessoas o consideraram "um Maluco",pois achavam que a cidade não comportava um Conservatório. O tempo passou. O sonho de Ernani Braga pôde se tornar realidade, com a fundação, em 1930, do atual Conservatório Pernambucano de Música.Ernani Braga foi seu fundador e dirigiu o Conservatório por 9 anos.sitando pela primeira vez o Recife em 1927, em turnê de concertos pelo norte do país, Ernani Braga, de volta dessa turnê resolveu aqui se fixar. Com seu temperamento irrequieto e sua vitalidade latente, começou Ernani Braga, logo em 1928, a expor as suas idéias como crítico musical do jornal A Província e a lutar pela criação de um Conservatório de Música no Recife.Muitas pessoas o consideraram "um Maluco",pois achavam que a cidade não comportava um Conservatório. O tempo passou. O sonho de Ernani Braga pôde se tornar realidade, com a fundação, em 1930, do atual Conservatório Pernambucano de Música.Ernani Braga foi seu fundador e dirigiu o Conservatório por 9 anos.O pianista e compositor ERNANI BRAGA faleceu em São Paulo na data de 29 de setembro de 1948.FRUTUOSO VIANAFrutuoso Viana nasceu em Minas Gerais no dia 6 de setebro1896 e morreu no Rio de Janeiro em 1976. Começou estudando piano com oito anos e depois foi transferido para o Rio com 18 anos onde estudou com Henrique Oswald no Instituto Nacional de Música e começou a compor em 1920 e a lecionar piano no ano seguinte, foi regente do Coral Paulistano.Escreveu músicas especialmente para piano e para canto. Em 1912 Frutuoso conhece Villa- lobos e ele pediu para o músico compor uma para a Semana da arte Moderna. Depois, em 1923 Viana viaja para a Europa, volta ao Brasil em 1926.4 anos depois em São Paulo foi nomeado professor de piano no Instituto de Música Teatro , casa com Maria Julia Brasil e tem dois filhos. Em 1941 passou a morar no Rio de Janeiro e passou a ser professor de piano no Colégio Bennett. Em 1974 recebeu uma medalha do Governo de Minas.VILLA - LOBOS Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Além de maestro, ele foi compositor e sua figura teve grande importância no período do modernismo no Brasil.Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional.Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro.A influência musical do maestro foi direcionada pelo pai, que o ensinou a tocar clarinete e violoncelo.Aos seis anos, Villa-Lobos é levado a reconhecer características do gênero, caráter, origem, estilo e ruído musicais.A família morava, então, no Estado de Minas Gerais. Na mesma época, sob a influência de uma tia, começa a ouvir as composições de Johann Sebastian Bach (1685-1750).A obra do compositor alemão é importante inspiração para o trabalho de Villa-Lobos e sua carreira em geral.Essa característica é verificada nas nove peças "Bachianas Brasileiras", uma de suas mais importantes composições. A segunda peça da obra é denominada "Trenzinho Caipira".De volta ao Rio de Janeiro, Villa-Lobos é seduzido pelo "choro". O estilo de música popular não era aprovado pelos pais e o rapaz passa a estudar violão escondido. A transgressão resulta em uma série de 14 obras, "Choros".O amadurecimento musical do futuro maestro é iniciado por uma série de viagens ao interior do Brasil. O percurso inclui o Espírito Santo, Bahia e Pernambuco a partir de 1905. Quatro anos depois, Villa-Lobos chega ao interior paranaense, em Paranaguá, onde toca violoncelo e violão.Cidades do interior nortista e nordestino estão no percurso realizado entre 1911 e 1912. O conhecimento das peculiaridades regionais influencia diretamente na obra do maestro, que retorna ao Rio de Janeiro em 1913.No mesmo ano, casa com a pianista e professora de música Lucília Guimarães (1886-1966).ampliação do conhecimento e atuação musical do Villa-Lobos ocorre em sua primeira temporada em Paris.O maestro brasileiro chegou à capital francesa em 1923, com apoio financeiro da Câmara dos Deputados. Na cidade, é influenciado diretamente pela obra do russo Ígor Stravinsky (1882-1971).Em Paris, Villa-Lobos recebe apoio de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral (1886-1973).GRUPO 4 ... MUSICATrenzinho Caipir;Heitor Villa LobosLá vai o trem com o meninoLá vai a vida a rodarLá vai ciranda e destinoCidade e noite a girarLá vai o trem sem destinoPro dia novo encontrarCorrendo vai pela terraVai pela serraVai pelo marCantando pela serra do luarCorrendo entre as estrelas a voarNo ar no ar no ar no ar no arLá vai o trem com o meninoLá vai a vida a rodarLá vai ciranda e destinoCidade e noite a girarLá vai o trem sem destinoPro dia novo encontrarCorrendo vai pela terraVai pela serraVai pelo marCantando pela serra do luarCorrendo entre as estrelas a voarNo ar no ar no ar

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Grupo 1- 3°A Noturno (Athur, Emily Santos, Fernando, Milena, Kethlin, Lorrane)

                 Escritores (Mário de Andrade/Oswaldo de Andrade e Manuel Bandeira )

Mário Raul de Morais Andrade nasceu na cidade de São Paulo, no dia 09 de outubro de 1893.De família humilde, Mário possuía dois irmãos e desde cedo mostrou grande inclinação às artes, notadamente a literatura.m 1917, estudou piano no “Conservatório Dramático e Musical de São Paulo”, ano da morte de seu pai, o Dr. Carlos Augusto de Andrade.Nesse mesmo ano, com apenas 24 anos, publica seu primeiro livro intitulado “Há uma Gota de Sangue em cada Poema”.Mais tarde, em 1922, publica a obra de poesias “Paulicéia Desvairada” e torna-se Catedrático de História da Música, no “Conservatório Dramático e Musical de São Paulo”.Nesse mesmo ano, auxiliou na organização da Semana de Arte Moderna trabalhando ao lado de diversos artistas.Com Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia, formaram o grupo modernista que ficou conhecido como o "Grupo dos Cinco".Dedicado à seu grande prazer, a literatura, em 1927, publica a obra “Clã do Jabuti”, pautada nas tradições populares. Nesse mesmo ano, publica o romance intitulado “Amar, Verbo Intransitivo”, onde critica a hipocrisia sexual da burguesia paulistana.Mário foi um estudioso do folclore, da etnografia e da cultura brasileira. Portanto, em 1928, publica o romance (rapsódia) “Macunaíma”, uma das grandes obras-primas da literatura brasileira.Essa obra foi desenvolvida através de seus anos de pesquisa a qual reúne inúmeras lendas e mitos indígenas da história do “herói sem nenhum caráter”.Durante 4 anos, (1934 a 1938) trabalhou na função de diretor do “Departamento de Cultura do Município de São Paulo”.Em 1938, muda-se para o Rio de Janeiro. Foi nomeado catedrático de Filosofia e História da Arte e ainda, Diretor do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal.Retorna à sua cidade natal, em 1940, onde começa a trabalhar no Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).Poucos anos depois, sua saúde começa a ficar frágil. No dia 25 de fevereiro de 1945, aos 51 anos de idade, Mário de Andrade falece em São Paulo, vítima de um ataque cardíaco.

Oswald de Andrade nasceu em São Paulo, no dia 11 de janeiro de 1890. Formou-se em Direito e ingressou na carreira jornalística.Em 1911 iniciou sua vida literária no jornal semanal “O Pirralho”, que fundou e dirigiu junto com Alcântara Machado e Juó Bananère.Filho de família rica, em 1912, viaja para Europa. A estada em Paris, além das ideias futuristas, deu-lhe uma companheira, Kamiá, mãe de seu primeiro filho nascido em 1914.Em 1917 volta para São Paulo e nesse mesmo ano em sua coluna no Jornal do Comércio defende Anita Malfatti das críticas de Monteiro Lobato. Tem participação ativa na Semana de Arte Moderna de 1922.Viaja novamente para a Europa e em Paris, na Sorbonne, dá a Conferência "O Esforço Intelectual do Brasil Contemporâneo".Faz várias amizades no meio artístico o que lhe permite estar em contato com as correntes de vanguardas. Já no Brasil, Oswald assume o papel de liderança do Movimento Modernista.Homem polêmico, irônico, gozador, teve uma vida atribulada, foi o idealizador dos principais manifestos modernistas, entre eles, o Manifesto Pau-Brasil.Em 1926, casa-se com Tarsila do Amaral, que faz as ilustrações de seu primeiro livro de poemas, “Pau-Brasil”.

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco.Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras.Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil.Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano.De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “A Cinza das Horas” (1917).Em sua trajetória laboral, destaca sua atuação como professor de Literatura Universal no Externato do Colégio Pedro II, em 1938.Foi também professor de Literatura Hispano-Americana, de 1942 a 1956​, da Faculdade Nacional de Filosofia, onde se aposentou.Faleceu no Rio de Janeiro, aos 82 anos, em 13 de outubro de 1968, vítima de hemorragia gástrica.

Modernismo primeira fase:  Como você já viu aqui, a semana de 22 marcou o início da primeira fase do modernismo.  A primeira geração modernista é chamada de “fase heróica”, e vai até o ano de 1930.Os escritores e artistas dessa fase queriam transformar toda a literatura e arte que vinham fazendo. Moderno e novo são as palavras-chaves para essa época. O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pela pintora Anita Malfatti, além de contar com várias participações artísticas.É considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias rurais.A Semana de Arte Moderna trouxe um rompimento, uma destruição das estruturas clássicas, acadêmicas, harmônicas, e por esse motivo tem caráter anárquico e destruidor. Mário de Andrade chamou a primeira fase do Modernismo de “fase da destruição”, já que é totalmente contraditória ao parnasianismo ou simbolismo das décadas anteriores. Os artistas têm em comum a busca pela origem, daí vem o nacionalismo e acarreta a volta às origens e valorização do índio brasileiro.

Características do modernismo primeira fase:

– Ruptura com a gramática;

– Proximidade com a linguagem oral;

-Gírias;

– Arte mais brasileira e próxima da realidade;

– Sátira;

– Humor.

Contexto Histórico da Primeira Fase do Modernismo : O movimento modernista aconteceu no século XX, e no Brasil ainda estava em alta a Elite do Café com Leite. Ou seja, o poder se alternava entre os políticos de São Paulo (estado que produzia o café) e os políticos de Minas Gerais (estado que produzia o leite).Até então, a arte que existia aqui era inspirada nas coisas da Europa, tudo com um toque clássico. Foi então que surgiu os artista do Modernismo, que vinham com experiências da Europa, pois muitos estudaram lá, mas querendo fazer algo diferente no Brasil, uma arte mais brasileira.



 


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