Ativando!
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Vivenciamos, na grande maioria, modelos de aulas que focalizam o professor como o centro do processo de ensino, e o estudante como um receptor de conhecimentos. Mas, hoje entendemos que todos apresentam conhecimentos e explicações sobre temas, que podem ou não se aproximar das explicações científicas e o ensino pode reconhecer as pré-concepções e propor reconstruções ou novas construções de conhecimentos. Essa construção é um processo ativo e não passivo, daí a importância de elaborar situações didáticas nas quais os estudantes possam participar ativamente da aula e aprendam de forma autônoma relacionando os saberes escolares a problemas e situações do cotidiano. Nesse contexto, as metodologias ativas podem constituir importantes opções para o planejamento das aulas, conhecer suas características e entender como utilizá-las é uma tarefa do educador preocupado com as demandas educacionais atuais, por isso, a tarefa dessa semana focalizou esse assunto.

 


© 2010 Todos direitos reservados.