FACTORES IMPLICADOS NO ABANDONO ESCOLAR
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

A escola é o espaço social que vem após a experiência familiar. Pode-se dizer que é o primeiro cenário em que a criança aprende a ser sujeito da vida social. O aluno é antes de tudo, um projecto de vida; nunca um mero receptor. Desta feita, a escola deve desenvolver nos alunos as competências essenciais (ler, escrever, contar e interpretar) com vista a poder integrar-se com facilidade na vida social.

Na escola a criança encontra o professor, que é o elemento que tem o papel de ensinar e educar a criança no sentido de mudar as suas atitudes e comportamentos e, poder nesta altura adquirir conhecimentos científicos e experiências valiosas para a vida.

O professor tem de chegar até ao aluno, esforçar-se por percebê-lo ajudando-o a articular o seu conhecimento na acção com o saber escolar, pode não ganhar a sua autonomia e liberdade, este tipo de ensino é uma forma de reflexão na acção que exige do professor uma capacidade de individualizar, isto de prestar atenção a um aluno; tendo a noção do seu grau de compreensão e das suas dificuldades (Gaspar e Diogo; 2010, p. 258).

 


© 2010 Todos direitos reservados.