Etologia- comportamento animal
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Esta ciência está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. A Etologia utiliza modelos e conceitos teóricos para a interpretação dos fenômenos que caracterizam seu objeto enquanto disciplina científica.

Em geral, comportamento animal inclui todos as maneiras que os animais interagem com outros membros de sua espécie, com organismos de outras espécies e com o seu meio ambiente. O Comportamento também pode ser definido mais estritamente como uma mudança na atividade de um organismo em resposta a um estímulo, uma sinalização externa ou interna ou uma combinação de sinais.
Os etólogos caracterizam-se por uma posição metodológica que gira em torno das quatro questões de Nikolaas Tinbergen (1907-1988). Este, em 1963, propôs que em primeiro lugar deve-se observar e descrever o comportamento, caracterizando o repertório comportamental ou etograma; posteriormente, uma análise completa do comportamento deve ser feita com bases nas análises causal, ontogenética, filogenética e funcional.


© 2010 Todos direitos reservados.