MATEMÁTICA FINANCEIRA
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

     " Trabalhar, se aposentar e continuar vivendo dignamente, não é apenas uma vontade, é um sonho para todos. Entretanto, sabemos que atualmente são poucos aqueles que, no Brasil, conseguem realizar esse sonho, devido ao caos em que se encontra o sistema previdenciário público. Mas agora o mercado oferece diversas opções para pouparmos e organizarmos um planejamento financeiro, dentre estas opções, temos a Previdência Privada.
Esta WebQuest tem como principal objetivo promover a construção de conhecimentos relativos a conceitos da Matemática Financeira, tendo por contexto a questão previdenciária aliada a uma preocupação por uma educação financeira que venha a favorecer mudanças de comportamento. De acordo com Halfeld (2001, p.13), “poupar é importante para qualquer indivíduo e para qualquer nação que deseja se livrar da pobreza. Saber investir os recursos poupados é essencial tanto para o indivíduo, quanto para a Economia de um país”. Sabemos das várias dificuldades que existem para se poupar, dentre elas, consumo imediato, baixo salário e péssimos hábitos financeiros, que indicam incompetência na administração de seu ganho mensal. Mas essas dificuldades podem e devem ser superadas, e o caminho que propomos é o da educação financeira, a qual requer conhecimento de Matemática Financeira.
Acreditamos que a educação financeira pode ser iniciada ainda na infância, porém, isso não significa que não possa começar a qualquer idade. Muitas pessoas cuidam de suas finanças gastando menos do que ganha. Sem dúvida, isso é importante, mas não é tudo. De acordo com Halfeld (2001, p. 90) “[...] as pessoas que poupam apenas o que ‘sobra no fim do mês’, correm o risco de gastar demais”, sugerindo que é necessário que as pessoas “paguem-se” primeiro, investindo, por exemplo, para depois pagarem suas despesas mensais.
Há diversas maneiras de se fazer um planejamento financeiro, o qual deve servir como um “fio condutor” que nos indica onde estamos e para aonde queremos ir, apontando o caminho a ser seguido. A Previdência Privada é um caminho de longo prazo que visa uma vida digna na terceira idade. Conforme enfatiza Halfeld (2001, p. 91), “já foi o tempo em que você podia contar com a previdência pública para custear sua aposentadoria. As dificuldades enfrentadas pelo INSS levaram a uma redução do teto da aposentadoria pública. Dessa forma, fica caracterizada a relevância da Educação Financeira na vida de cada cidadão.
Nas outras seções desta WebQuest apresentaremos conceitos, simuladores e tarefas que o auxiliarão na construção de conhecimentos financeiros. "

 


© 2010 Todos direitos reservados.