Ismael Henrique, o cozinheiro da Nau
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Já ouviste falar da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães?

português Fernão de Magalhães ficou para a história como o primeiro homem a empreender a primordial e bem sucedida viagem de circum-navegação.

Embora de origem portuguesa, e tendo estado ao serviço de vários governadores e no Norte de África entre 1505 e 1514. Fernão de Magalhães, por não ter uma relação fácil com o rei D. Manuel I,  terá apresentado ao rei de Castela, Carlos I, (futuro imperador Carlos V) o seu projeto de atingir as terras das especiarias rumando a Ocidente. 

A sua esquadra partiu de Sanlúcar de Barrameda em 20 de setembro de 1519 e, era composta por cinco navios e uma tripulação total de 234 homens, entre os quais alguns portugueses.

A viagem sofreu várias vicissitudes, desde o motim da tripulação, tempestades, o frio do inverno, os confrontos com indígenas, as sucessivas tentativas para encontrar a passagem para o Oceano Pacífico, o que aconteceu em novembro de 1520.

Foi na ilha de Cebu, nas Filipinas, a 27 de abril de 1521 que Fernão de Magalhães morreu, às mãos de um chefe de uma tribo local, na sequência de mais um conflito.

A viagem prosseguiu sob o comando de Juan Sebastián Elcano. Apenas um navio regressou a Sevilha a 8 de setembro de 1522 com tão só 18 sobreviventes, um dos quais António Pigafetta, italiano que escreveu o diário da viagem.

 

Copia o endereço e vê os vídeos: 

 


© 2010 Todos direitos reservados.