Os questionários ou surveys são tradicionalmente aplicados em áreas como psicologia e marketing para obter informações das pessoas sobre opiniões, ideias, crenças, comportamentos, entre outras.
Contudo, um engenheiro de produção pode usar um questionário para avaliar produtos/serviços, empresas, equipamentos, documentos, processos, entre outros, desde que saiba claramente o conceito que quer medir, para elaborar perguntas adequadas, e explicitar a população que será avaliada, para orientar a seleção da amostra. São exemplos:
- satisfação de clientes - este é um exemplo de uso tradicional com perguntas direcionadas às pessoas para que respondam perguntas sobre atendimento, produtos, experiência, etc.
- manutenibilidade de equipamentos - pode-se criar perguntas para avaliar o quanto um equipamento é fácil de se fazer manutenção, segurança, acesso, entre outras características. Neste caso, o engenheiro de produção cria um questionário que ele mesmo pode responder para uma amostra de equipamentos e avaliar a "manutenibilidade" dos equipamentos da empresa.
- usabilidade de sites - Tezza (2009) fez uma tese de dissertação com base em um questionário para avaliar sites de e-commerce, avaliando ele mesmo 361 sites com um questionário com 44 perguntas.
- Auditoria - em auditorias internas, avaliadores costumam medir a adequação das áreas/processos a determinados requisitos usando questionários.
Entretanto, aplicar um questionário não é somente elaborar questões e aplicar. Existem etapas consolidadas na literatura para orientar profissionais como fazer isso, conforme a Figura e é isso que vamos tratar nesse projeto.
|