Metodologias Ativas na Matemática
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

O que é um Gráfico de Barras

Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular. A altura de cada barra é proporcional a uma agregação específica (por ex., a soma dos valores na categoria que representa). As categorias podem ser algo como um grupo de idade ou uma localização geográfica.

Se aplicado quando uma análise foi criada, o gráfico de barras pode exibir informação adicional em linhas de referência ou em diferentes tipos de curvas. Estas linhas ou curvas podem, por exemplo, exibir quão bem os seus dados se adaptam a certo ajuste de curva polinomial ou para resumir uma coleção de pontos de dados amostrais ajustando-os a um modelo que descreverá os dados e exibirá uma curva ou uma linha reta no topo da visualização. A curva normalmente modifica a aparência dependendo de quais valores você filtrou na análise. Ao passar o mouse, uma dica mostra como a curva é calculada.

Exemplo:

Uma tabela de dados contém os números de venda para um número de diferentes frutas e legumes. O gráfico de barras pode mostrar a soma total das vendas de diferentes anos.

As barras são coloridas pela Categoria coluna a qual contém os dois valores de Fruta e Vegetais.

Na segunda figura, a coluna de Categoria foi adicionada ao eixo X, tal que as barras foram divididas em duas barras separadas, uma para cada categoria.

As barras podem também ser mostradas horizontalmente.

 


© 2010 Todos direitos reservados.