A PANDEMIA DE COVID 19 NO BRASIL: PANORAMA GERAL
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

INTRODUÇÃO:

 

A pandemia de Covid-19 descoberta na China, causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado Coronavírus produziu impactos em escala mundial, não apenas nos quesitos médicos, epidemiológicos, universo científico, mas sobretudo vem afetando países economicamente, socialmente, culturalmente e politicamente. Os esforços para o enfrentamento da pandemia são basicamente na mesma intensidade de uma guerra e por ser um vírus que não havia acometido os humanos tem sido uma verdadeira batalha.

Os governos e demais atores que participam da formulação de políticas em todos os níveis da administração pública, nas diferentes esferas de poder, estão sendo colocados à prova e tiveram que tomar decisões em contextos adversos, dinâmicos e de muita incerteza. No Brasil, em particular, há problemas adicionais que merecem atenção, uma vez que diante dos desafios relacionados à pandemia, problemas políticos de outra natureza fizeram com que governos agissem de forma adversa e descoordenada.

Sendo assim, estamos apontando para atuações dos governos subnacionais na promoção de ações para conter o avanço do vírus pelo país e ao mesmo tempo em que tem sido feito uma análise acerca das contribuições teóricas de Pierre Bourdie fazendo analogia ao processo de isolamento social que foi de certa forma imposto a uma sociedade bastante ativa e que foi afetada pelo famoso “fique em casa”.

A falta de parceria por parte do Governo Federal na coordenação de um planejamento estratégico, seguindo as recomendações e protocolos internacionais de saúde e também do seu próprio Ministério da Saúde contribuiu para um forte desempenho e engajamento dos Prefeitos e Governadores.

 

Palavras- chave: Pandemia. Coronavírus. Isolamento Social. Vacinação.

 


© 2010 Todos direitos reservados.