ANÁLISE SOBRE O ENSINO DA CIDADE E DO URBANO
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

O passo a passo desta atividade dar-se-á pela seleção e leitura de pelo menos cinco bibliografias indicadas na página anterior e pela leitura de outros cinco pequenos textos anexos que foram deixados pelo professor na apostila de Geografia Urbana na Central Xerox, anexo este que será específico à realização desta atividade.

Realizadas estas leituras pela equipe, proceder-se-á com a procura pelos livros didáticos que versem sobre os conceitos e temas aqui abordados. Quais são estes conceitos e temas? São aqueles próprios do ensino de Geografia Urbana, já mencionados nos links anteriores.

A atividade deverá se concentrar em compreender, explicitar e analisar porque e como os autores do livro didático selecionado abordam os conceitos e os temas apontados. Porque aborda? Como transmitem ao estudante-leitor a importância daqueles conceitos? Se o faz, o faz deixando implícita a teoria subjacente? Por exemplo: está presente a perspectiva crítica, ou não? O livro “engessa” estes conceitos, simplifica-os demasiadamente, ou trata-os de modo suficientemente necessário ao seu ensino?

Cumpridas as etapas de leitura, seleção de livros didáticos, análises e reuniões entre os membros da equipe, proceder-se-á com a escrita do trabalho, o qual deverá conter análise e reflexão coletiva, redação clara dentro das normas da ABNT e tamanho mínimo de sete páginas (excluindo-se capa, contra-capa, sumário e referências bibliográficas).

 


© 2010 Todos direitos reservados.