COMPOSTAGEM NA HORTA ESCOLAR!
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

No processo utilizamos 3 metodologia experimental, bibliográfica, de campo e aplicada com multmídia específica e interdisciplinar com artes e inglês, nas turmas de terceiros anos do Ensino médio 310 e 311, já na série inicial do segundo ano do fundamnental matutino a professora Andrea utilizou o fazer, mostrar, explicar e registrar o processo da germinação da semente para os alunos do 2º ano. Desde a compreensão do processo de germinação da semente, até o produto final (plantar) colher e comer. No Conteúdo contextualizado:  Na producção textual com os educandos no estudo das partes de uma planta, tipos de solo, alimento da planta, destacando que em uma das aulas sobre o ciclo da água, foi levantado o questionamento sobre a germinação da semente na água. O fruto nasce na água? Não morre afogado? Para responder este questionamento, foi trazido para a sala de aula para observação a baga (semente, caroço) do abacateiro espetado com palito e apenas uma das partes na água. Assim passaram dois meses os peducandos do segundo ano, trocando sua água todos os dias, até que nasceu algumas raízes embaixo e folhas verdes em cima da semente. Dia após dia suas folhas foram crescendo. Chegando ao ponto de tirar da água e plantar na terra. Neste processo os pequenos observaram a importância da água para o crescimento da planta e o tipo de terra em que ela pode ser plantada. Aprenderam que os nutrientes necessários para o crescimento de uma planta podem ser encontrados tanto na água onde estão diluídos como na terra. InterdiscIplinarizou em suas aulas Ciências e Português. E por fim integrou-se o terceirão - Ensino Médio com o segundo ano do Ensino Fundamental - séries iniciais, na hora de plantar as sementes na horta e colocar o húmus da composteira na mesma como nutriente.

 


© 2010 Todos direitos reservados.