Resgatando brincadeiras de Cantiga de Rodas
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Reúna os alunos em lugar amplo e faça uma roda de conversa. Explique que irão brincar de cantiga de roda.

Pergunte se alguém conhece a cantiga "A Barata". Comece dizendo: a barata, que bicho!, só conta mentira e nem liga de acredita.

Explique como se brinca nessa música: as crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam no verso "Ah! Ah! Ah!/ Oh! Oh! Oh!, elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, o professor pode estimular as crianças a criar outras coreografias para essa canção.

O professor deverá colocar a música "A Barata" para as  crianças ouvirem e depois para brincarem como foi explicado. Para ouvir a música, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vuz4f-KQZ8s

Depois de brincarem várias vezes, explique que tem outra música para brincarem.

Pregunte novamente se conhecem a música "Ai, eu entrei na roda" Explique as regras: na hora do estribilho, as crianças param e dão alguns passos em direção ao centro. Em seguida, voltem, de costas, à posição inicial e recomeçam a girar.

O professor deverá colocar a música "Ai, eu entrei na roda" para as crianças ouvirem e depois para brincarem como foi explicado. Para ouvir a música, acesse o link:https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=Gz4IWfUjWtM

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.