Lixo é Luxo
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Primeiro passo: Vamos conferir o material abaixo:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/38/1157-estimativa-revela-que-quantidade-de-lixo-produzida-no-mundo-sera-quase-70-maior-em-2030.html

http://www.amon.com.br/pesquisa/reciclagem/lixo2.html

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/novembro/onu-alerta-para-quantidade-de-lixo-urbano?tag=economia-e-politica

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/lixo-urbano-um-problema-grave-e-invisivel-ao-publico/75216/

http://www.eupensomeioambiente.com.br/2015/04/07/nem-tudo-que-se-joga-fora-e-lixo/

https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8-

https://www.youtube.com/watch?v=3zAsyYgSaxU

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_fecilcam_mat_pdp_maria_joanina_rodrigues.pdf

Segundo passo: Abaixo estão designados oito temas para pesquisa. Cada grupo será sorteado com um:

            1 Tempo de decomposição dos materiais a seguir:

Papel

Pano

Chiclete

Madeira pintada

Nylon

Plástico

Metal

Pilhas e baterias

Fralda descartável

Borracha

Pneus

Vidro

 

            2 Diferentes tipos de lixeira;

            3 Leis brasileiras que tratam sobre reciclagem e municípios que mais reciclam;

            4 Descarte de aparelhos, logística reversa e empresas que praticam;

            5 Centros de triagem – o que são, como funcionam e onde existem;

            6 Coleta seletiva de sua cidade e munícipios próximos;

            7 Lixo hospitalar;

            8 Estatísticas brasileiras e estimativas mundiais sobre reciclagem e produção de lixo.

Terceiro passo: Cada grupo ficará responsável pela exposição de seu tema aos outros colegas, expondo suas pesquisas, suas experiências vividas na montagem dos seus trabalhos. A exposição em sala de aula poderá ser feita em forma de colagem em cartolinas, gráficos, tabelas, apresentação em PowerPoint, e etc. Usem a criatividade de cada grupo.

Quarto passo: Hora da entrevista! Cada grupo terá de entrevistar cinco pessoas de acordo com o questionário abaixo:

  1. O que é lixo em sua opinião?
  2. Quantas pessoas moram em sua casa?
  3. Você sabe o que é coleta seletiva?
  4. Você ou alguém da sua família pratica coleta seletiva em sua casa?
  5. Quando você vai ao supermercado, utiliza sacolas ecológicas reutilizáveis?
  6. Você conhece algum projeto da prefeitura que incentiva a coleta seletiva em seu bairro?

Quinto passo: Agora é hora de juntar tudo! Neste relatório vocês vão fazer um apanhado das apresentações de seus colegas com os dados que acharam mais importantes. Depois vão pegar os dados das entrevistas e falar sobre o que coletaram, utilizando gráficos, notícias locais, estimativas da produção de lixo familiar.

Sexto passo: Aqui, o grupo se encarregará de fazer um trabalho final para expor o que aprendeu durante as aulas e apresentações além de falar como cada um pode contribuir para melhorar o processo de recolha do lixo. Esse trabalho pode ser feito como o grupo achar melhor, por meio de HQ, textos (narrativas, dissertações, artigos etc.), teatro, paródias, vídeos etc.

Seguem abaixo sites com algumas sugestões de recursos para a apresentação:

http://www.fabricadebrinquedos.com.br/Teatro_Fantoche1.html

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html

https://www.youtube.com/watch?v=atf_b-hlFsE

https://exame.abril.com.br/carreira/10-regras-de-ouro-para-escrever-um-texto-claro/

https://www.estudopratico.com.br/redacao-narrativa-tipos-e-dicas-de-como-escrever/

http://www.mundovestibular.com.br/articles/1402/1/Dissertacao---Escrevendo-Um-Bom-Texto-Dissertativo/Paacutegina1.html

https://viverdeblog.com/como-escrever-um-artigo/

https://www.powtoon.com/home/

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/

https://www.pixton.com/br/

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/06/como-fazer-uma-parodia.html

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html

https://cacoo.com/

http://pucrs.br/gpt/poesia.php


© 2010 Todos direitos reservados.