Usos e Abusos da Água
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

1ª Etapa: Observem como a água é utilizada em suas casas/casas vizinhas, por vocês mesmos, pelos outros membros das famílias e/ou vizinhos; Registrem as observações em diários de campo.

2ª Etapa: Organização de roda de conversa para que vocês possam relatar as atitudes observadas e analisar se estão ou não corretas, todos os alunos podem opinar sobre as falas dos outros para enriquecer a discussão.

3ª Etapa: Pesquisem na Internet sobre as seguintes questões:

  • De onde vem a água?
  • Como ela chega até nós?
  • Por que precisamos dela?
  • Que atitudes podem ser tomadas para contribuir com o seu consumo consciente?

Recomendações do (a) professor (a):

Sites:

https://www.todamateria.com.br/ciclo-da-agua/

http://escolakids.uol.com.br/importancia-da-agua-para-o-nosso-corpo.htm

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

https://www.youtube.com/watch?v=HQYbLX7ieYo

https://www.youtube.com/watch?v=Edss7dyuL4E

https://www.youtube.com/watch?v=2w9jo7L_Tko

Em seguida produzam um mapa conceitual sobre o que aprenderam a partir da pesquisa realizada, registrando informações encontradas, observações pessoais e/ou qualquer tipo de anotação que desejarem. Após sua conclusão, os mapas deverão ser apresentados na sala de aula por seus respectivos autores;

4ª Etapa: Dividam-se em grupos de quatro alunos, analisem, discutam, e em seguida respondam ao questionário de ações, indicando (C) para correto e (I) para incorreto.

( ) Lavar o carro apenas uma vez por mês.

( ) Manter a torneira ligada enquanto ensaboa a louça suja.

( ) Desligar a torneira ao escovar os dentes.

( ) Lavar a calçada frequentemente ao invés de simplesmente varrer.

( ) Utilizar a água usada na máquina de lavar roupas para lavar o quintal.

( ) Evitar brincadeiras com água.

( ) Deixar a torneira pingando.

( ) Desligar o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue.

( ) Não tomar banhos demorados.

( ) Lavar o quintal com água limpa.

5ª Etapa: Nos mesmos grupos formados anteriormente escrevam em cartolinas ações necessárias para diminuir o desperdício de água (com o uso de frases e ilustrações), retomando as primeiras etapas desse projeto, questionando que mudanças podem ser feitas em seus hábitos e de suas famílias. As cartolinas devem ser coladas em diferentes espaços dentro da escola com autorização, para alcançar e conscientizar outros alunos.

Recursos: Computadores ou outros dispositivos com Internet; cartolinas, canetinhas e material para colagem.


© 2010 Todos direitos reservados.