REPRODUÇÃO HUMANA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

CADA GRUPO DESENVOLVERÁ UM TRABALHO DIFERENTE. 

Aqui vocês encontram o roteiro de cada tema, incluindo dicas de sites confiáveis para a pesquisa, vídeos que irão contribuir com o desenvolvimento do trabalho.

 

1. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO E A FECUNDAÇÃO

- Pesquisar as partes (internas e externas) dos sistemas reprodutores feminino e masculino e sua função

- Construir modelos (maquetes) dos dois sistemas reprodutores (masculino, feminino) argila e ou sucata. 

- Explicar sobre a produção dos gametas e como ocorre a fecundação. 

- Elaborar um jogo (Ex corrida dos espermatozoides)

LINKS PARA AUXILIAR NO TRABALHO:

Maquete sistema reprodutor masculino: https://www.youtube.com/watch?v=PdR07555YTE ou https://www.youtube.com/watch?v=E-uz6c7XpVI

Maquete sistema reprodutor feminino: https://www.youtube.com/watch?v=m0hf0DxLo8M

Concepção e fecundação: http://www.planetabio.com/concep.html

Exemplo de jogo: http://ib.usp.br/iec/arquivos/anexo2_36.pdf

2 - FASES DE DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

- Pesquisar como ocorre a formação do bebê a cada mês/trimestre de gestação.

- Elaborar algum jogo de tabuleiro com as informações pesquisadas (ex: da concepção ao nascimento)

- Confeccionar uma maquete do bebê em várias etapas do desenvolvimento, ou cartaz com desenho mostrando a evolução no desenvolvimento.

LINKS PARA AUXILIAR NO TRABALHO:

Site com informações sobre desenvolvimento do bebê: https://brasil.babycenter.com/

Vídeo de Desenvolvimento do bebê na gestação: https://www.youtube.com/watch?v=2DSEbdK8W6M

 

3- GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA (NO BRASIL E EM SC) E ABORTO

- Pesquisar sobre o número de adolescentes grávidas (internet ou hospitais/maternidades da região)

- Elaborar um roteiro de entrevista com meninas que engravidaram na adolescência.

A entrevista pode ser gravada (em áudio ou vídeo) – não identificar o nome e a imagem da menina entrevistada, apenas idade e escolaridade. A entrevista deve ser relatada e entregue para a professora. Os dados devem ser analisados e o grupo deve fazer suas considerações finais. Devem ser entrevistadas no mínimo 5.

- Fazer um levantamento de quantas adolescentes engravidaram na escola, neste ano ou no ano anterior, podem fazer com adolescentes que não são alunas da escola.

- PEsquisar sobre a legislação brasileira em relação ao aborto.

LINKS PARA AUXILIAR NO TRABALHO:

Exemplo de perguntas para a entrevista: http://jovemamormaterno.blogspot.com.br/2011/06/entrevista-8.html

https://geralnasaude.com.br/nossa-saude/vai_fia/gravidez-na-adolescencia-entrevista-na-vila-marcelo-ii/

Informações sobre gravidez na adolescência: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/28317-gravidez-na-adolescencia-tem-queda-de-17-no-brasil

http://www.brasil.gov.br/saude/2012/04/campanhas-educativas-previnem-a-gravidez-precoce-no-pais

Sobre aborto: https://examedaoab.jusbrasil.com.br/artigos/414535657/aborto-o-que-diz-a-lei

 

4 - MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

- Pesquisar todos os tipos de métodos contraceptivos como devem ser utilizados e como funcionam: de barreira, hormonais, comportamentais e de emergência.

- Buscar em postos de saúde, hospitais a disponibilidade de métodos para apresentar para a turma.

- Entrevista com jovens que mantem relações sexuais sobre o uso de métodos contraceptivos. (se usam ou não, se tem parceiro fixo ou não, por que usam ou por que não usam, se têm consciência dos riscos) Elaborar gráficos e tabelas sobre os dados coletados na entrevista. No mínimo 20 jovens. Não poderá ter identificação do nome e imagem da pessoa entrevistada, apenas a idade, sexo, nível escolaridade. Determinar uma faixa etária a ser pesquisada.

LINKS PARA AUXILIAR NO TRABALHO:
Sites com informações para a pesquisa: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/direitos_sexuais_reprodutivos_metodos_anticoncepcionais.pdf

http://www.planetabio.com/concep.html

http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/pilula

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf

http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=193

 


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