HISTÓRIA ANTIGA E REPRESENTAÇÕES NAS MIDIA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

1º grupo: analisar trechos do filme Intolerância (parte sobre Mesopotâmia):  É preciso buscar:

a)biografia do autor,

b)o contexto histórico do filme. (quando, onde, por quê?)

c) analisar o vestuário e maquiagem das mulheres do filme e relacionar com iconografia feminina das décadas 1910 e 1920;

d) como analisaria a personalidade da  protagonista do filme?

2º grupo: Analisar diálogos entre Bem Hur e Messala e Jerusalém à noite.

1º)É necessário contextualizar:

a) sobre o livro que inspirou o filme;

c) ano do lançamento do filme

d) sobre o diretor diretor;

e) sobre o roteirista Gore Vidal;

f) relacionar o filme ao contexto hitórico: (Guerra Fria)

2º) Leia o Trecho do livro de Gore Vidal:VIDAL, Gore. Palimpsesto, Rocco,1996. pp-288-289

3º Assista os seguintes trechos do filme que pode ser buscado no seguinte link: www.dentista24horaspiracicaba.com.br/ben-hur-dublado

 

8’:53” a 9’:31” e 14’:17” a 14’:20”

21’:52” a 34’:54”
4º Relacionando as cenas e o texto de Gore Vidal , analise a cúpulas de Jerusalém e a relação entre Ben Hur e Messala

 

c) 3º grupo:

1º) Pesquisar sobre Cleópatra VII

2º Diferenciar duas representações de Cleópatra:

a)filme da década de 1962 com Elizabeth Taylor e

b) da série Roma.

2º Mostra as imagens de Cleópatra em moedas

É necessário pesquisar o contexto histórico: quando, onde por que? De cada filme

d) 4º grupo:

1º)analisar trechos de uma novela histórica da Record (vestuário, diálogos).

a)É necessário contextualizar: quando, onde , por que? 

b) analisar dálogos e vestuário

5º grupo:

1º) buscar  as linhas de pesquisa sobre história antiga:  por universidades, por professores, publicações (revistas).

6º grupo:

1º)pesquisar e analisar alguns blogues e jogos sobre história antiga.

 


© 2010 Todos direitos reservados.