Modelagem matemática: Ensino e aprendizagem
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

PROCESSO

O procedimento metodológico adotado foi do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, e o método de coleta de informações foi a observação participante e aplicação de questionários. Por meio da aplicação de dois questionários aos alunos, um deles no início da pesquisa e outro ao finalizá-la, buscou-se registrar as percepções sobre a aplicabilidade dos conteúdos, as aulas de Matemática e as facilidades ou dificuldades vivenciadas.

O envolvimento da professora nas atividades realizadas no processo oportunizou a observação participante como método e coleta de informações. A abordagem qualitativa é justificada pelo conjunto complexo de condutas e atitudes envolvidas no processo de busca por melhorias na aprendizagem de conteúdos de Matemática e apóia-se na afirmação de D’Ambrósio (apud BORBA, 2004) por trabalhar com o pensamento do aluno, analisando as respostas e atitudes em sua complexidade.

Optou-se pela pesquisa-ação, uma vez que as atividades foram realizadas com uma turma de alunos do Ensino Médio, ocorrendo, dessa forma, uma pesquisa sobre a própria prática. Para Baldino (1999), coordenador de um grupo de pesquisa-ação em Educação Matemática–GPA, nesse tipo de investigação é evidenciada a figura do professor-pesquisador, tomando sua própria prática como objeto de pesquisa.




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