Aula 5: Fund. da Técnica Psicanalítica I
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A Teoria da Sexualidade Infantil: O modo como Freud compreendeu a importância da infância na constituição psíquica é fundamental na psicanálise. Este fato sustenta a proposta de considerarmos que esta noção assume, na metapsicologia, o estatuto de um conceito. É na busca do conceito do infantil em Freud que empreendemos a pesquisa que subsidiará esta aula. Privilegiamos momentos iniciais da obra freudiana no sentido de apontar que se trata de um conceito muito precocemente instalado na psicanálise. Textos posteriores ao período dos escritos prépsicanalíticos, tais como “A Interpretação dos Sonhos” e “Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, também são analisados no sentido de apontar os desdobramentos iniciais sobre o modo como Freud pensou e tomou o conceito de infantil na metapsicologia e no trabalho psicanalítico.

A teoria do inconsciente de Freud foi vista como uma verdadeira heresia naquela época.Mais tarde se reergueu como um conceito condutor na análise e na compreensão de qualquer comportamento e, na atualidade, é vista como um corpus teórico que não está isento de limitações técnicas, garantias científicas e perspectivas empíricas.

Hoje em dia sabemos que nem todos os nossos comportamentos, personalidade e conduta podem ser explicados por esse universo do inconsciente. Sabemos, no entanto, que existem centenas de milhares de processos que são inconscientes no nosso dia a dia por simples economia mental ou por mera necessidade de automatizar certos heurísticos que nos permitem tomar decisões rápidas. Com o risco de perpetuar alguns rótulos injustos, na verdade.

O inconsciente é um mundo fascinante e de grande valor com o qual se pode entender muitas das nossas condutas, das nossas escolhas cotidianas, das nossas preferências…

 


© 2010 Todos direitos reservados.