QUEBranDO O TabU... uMa reFLexãO - 2P-N
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Como e o que fazer...

Depois de terem acessado ao material disponibilizado na página anterior, vocês já poderão se organizar para a realização do que abaixo vou propor. 

1o.) Dividam-se em equipes de, no máximo, 4 (quatro) componentes. O trabalho pode ser feito também individualmente. Aqui a escolha é de vocês, ok? Grupos com mais de quatro componentes não serão permitidos.

2o.) Organizem-se para que todos possam ler os textos em tempo similar. Definam datas, estabeleçam cronograma para esse trabalho! Trata-se, também de um trabalho colaborativo e o envolvimento de todos determina um trabalho mais consistente.

3o.) Caso estejam se organizando em grupos, considerem a divisão de tarefas como uma estratégia importante e, às vezes, necessária. No entanto, essa divisão não pode constituir-se em desconhecimento do conjunto de informações que está circulando, tampouco, do que cada um do seu grupo está elaborando. 

TAREFA 1

a) Cada grupo de trabalho deverá produzir uma apresentação em Power Point trazendo uma síntese, um resumo do conjunto de textos disponibilizados. Para isso, antes, é fundamental que vocês encontrem a melhor conexão entre eles. Observem que se trata de um trabalho TEMÁTICO!

b) A apresentação deverá conter, necessariamente: história (cronologia), conceitos e referências aos textos consultados. Os grupos poderão/deverão consultar outros textos diferentes dos que foram disponibilizados nesta Webquest;

c) Necessária também a associação de textos verbais e não verbais (textos escritos e imagens). Imagens desconectadas do texto escrito e vice-versa não têm validade de sentido;

d) Evitem textos muito extensos. Considerem a síntese/resumo por meio de tópicos (frases curtas, objetivas);

e) A apresentação em Power Point deve conter entre 15 e 25 slides;

f) O primeiro slide deve, obrigatoriamente, trazer as seguintes informações: nome da instituição, nome do curso, nome da disciplina, título do trabalho, nome do professor orientador (Prof. Msc. Vilmar Vilaça), nomes dos componentes do grupo; local e ano;

g) O penúltimo slide, a título de conclusão, deve apresentar um posicionamento crítico do grupo acerca do tema e de sua relevância no contexto acadêmico. As opiniões, obviamente, deverão estar embasadas por argumentos consistentes, ok?

h) O último slide deve conter as referências de todos os textos utilizados (os textos dessa Webquest e outros que, por ventura, vocês tenham consultado);

i) É fundamental que todos os textos produzidos sigam um padrão estético (fonte, tamanho, cor, espaçamento, paragrafação...). Atenção especial para a relação entre as cores. Essa relação tem que favorecer a leitura;

j) O trabalho deve passar por uma revisão criteriosa do grupo (ortográfica, estética, conceitual, histórica...);  

k) Dúvidas sobre o trabalho deverão ser sanadas diretamente e antecipadamente com o professor Vil. Isso pode ser feito no grupo de whatsapp constituído para a disciplina;

l) Ressalta-se que o professor da disciplina não irá se constituir em revisor do trabalho, ok?;

m) Não será tolerada a prática de plágio. Ocorrências desse porte determinam a não aceitação sumária do trabalho e a consequente impossibilidade  de atividade substitutiva.

TAREFA 2

Depois de pronta e revisada a apresentação, os grupos devem publicar o material no Slide Share;

Para isso basta que algum componente do grupo faça o seu cadastro em: https://pt.slideshare.net/

DATAS

* 12/03/19 - Lançamento da Webquest, organização dos grupos de trabalho colaborativo;

* 17/04/19 - Conclusão da atividade. Envio da tarefa para o email do professor: emaildovil@gmail.com;

* 23/04/19 - Publicação da atividade no Slide Share;

* 30/04/19 - Data limite para lançamento das notas.

 


© 2010 Todos direitos reservados.