Valorizando matrizes no contexto da Matematica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

PROCESSO

1º Todos os alunos do grupo deverão trazer para a aula faturas de consumo de energia elétrica referentes ao ano de 2019. Selecionem o maior número de contas que estivessem em seqüência, ou seja, em relação aos meses do ano. 

2º Observe os dados em Quillowates e monte uma tabela com os dados e nomes dos respectivos alunos. Como no exemplo DA TABELA abaixo: 

Tabela de consumo de energia eletrica em QuiloWatt-hora (Kwh), dos alunos: Pedro e Julia.
Alunos   Fevereiro  Março      Abril  
PEDRO        90           92          89     
JULIA          74          59           57   

 

3º verifiquem o quanto custa o quilowatt-hora (Kwh), que é a unidade de medida da energia elétrica, em cada mês e também organizem os valores na forma de uma Tabela.
exemplo:

Preço do quilowatt-hora(kwh) para os meses de fev. a Abril de 2019 em Sp.
Meses  Preços por Kwh
Fevereiro     0,2287          
Março          0,1796           
Abril             0,1692          

 

4º Descreva com seus respetivos valores observe quantas linhas e colunas dos valores da tabela 1 e tabela 2.

Exemplo:

  • O consumo de Pedro em fevereiro foi de 90 Kwh. O número 90 encontra-se na 1ª. linha e na 1ª. coluna;  

  • O consumo de Julia em fevereiro foi de 74 Kwh. O número 74 encontra-se na 1ª. linha e na 2ª. coluna e assim por diante.

Obs. observaram que a Tabela 1 possui 2 linhas e 3 colunas.

5º Vamos tranformar as tabelas em matriz, copiando apenas os dados numéricos seguindo a organização da Tabela 1, deixando assim de copiar a primeira coluna (nomes dos alunos) e a primeira linha (dos meses), Lembrando que esta matriz "A" representa o consumo mensal de energia elétrica dos alunos.em que os números estão dispostos em 2 linhas e 3 colunas, denomina-se matriz 2 × 3 (lê-se 2 por 3) e podemos representá-la por:   ficando desta forma: Exemplo:

A=|90 92 89|
   |74 59 57| 2x3

A dimensão de uma matriz é em termos do número de linhas e colunas que ela apresenta. O mesmo procedimento foi realizado com a Tabela 2, que resultou na seguinte matriz B de dimensão 3x 1  :

B= [ 0,2287 ]
        [ 0,1796  ]
 3x1

Monte as matrizes e o seu produto em A x B = C

A= |____|   x  B= |_____| = C|_____|

 

7º Após estas explicações e definições de matrizes, com base nos dados coletados, respondam as seguintes questões:

a) Quanto cada um gastou com energia elétrica nos 3 meses considerados?

b) Somando os valores pagos de cada mês, em qual mes o valor da soma é maior?

 

PARA RESPONDER SIGA O EXEMPLO
1) Pedro gastou 90 × 0,2287 + 92× 0,1796 + 89 × 0,1692 = R$ 52,165 nos três meses
2)Julia gastou 74 × 0,2287 + 59× 0,1796 + 57 × 0,1692 = R$ 37,1646 nos três meses. De posse desses valores (gasto com energia) 

Os alunos devem representá-los por uma matriz C, obtendo como no exemplo:   
C= |52,165  |
     |37,1646|

6º Assistam ao video: https://youtu.be/oYVBWG0wkoc

 

(Chamamos a atenção dos alunos para o fato de que só podemos efetuar a multiplicação de matrizes, se o número de colunas da 1ª matriz for igual ao número de colunas da 2ª matriz. De posse do modelo construído para o cálculo do produto entre duas matrizes).

 


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