Química e Agricultura: Uma relação delicada
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

1)      Busquem material de consulta e leitura, nosso estudo está vinculado a conhecimentos sobre ligações químicas e a formação de substâncias. Indica-se o estudo do seu livro (Conexões com a Química – parte I) p. 159-175; e também do livro Química e Sociedade p. 192-219.

 

2)      Após a leitura do material, o grupo deve se reunir para preencher a tabela abaixo. Pesquise na Internet os dados que forem necessários. Para preencher os dados sobre condução de corrente elétrica, assistam ao vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CNUAkUJZM1E.

Material

Estado físico em temp. ambiente

Ponto de fusão e

Ponto de ebulição

Solubilidade em água (sim ou não)

Condução de corrente elétrica

Ferro

 

 

 

 

Alumínio

 

 

 

 

Cobre

 

 

 

 

Zinco

 

 

 

 

Madeira

 

 

 

 

Plástico

 

 

 

 

Água potável

 

 

 

 

Água destilada

 

 

 

 

Etanol (álcool)

 

 

 

Puro:

Dissolvido em água:

Cloreto de sódio (sal de cozinha)

 

 

 

Sólido:

Dissolvido:

Hidróxido de sódio (soda)

 

 

 

Sólido:

Fundido:

Dissolvido:

Carbonato de cálcio

 

 

 

 

Naftalina

 

 

 

 

Sacarose (açúcar)

 

 

 

Sólido:

Dissolvido:

3)      Baseados na tabela acima, façam a previsão do tipo de ligação química mais provável na formação de cada um destes materiais.

 

4)      Respondam às questões abaixo:

a)       Por que agrotóxicos foram utilizados nas guerras?

b)      Muitos agricultores desconhecem o perigo dos agrotóxicos. Quais as possíveis formas de intoxicação por estas substâncias? O que elas podem causar?

c)       Que cuidados o agricultor deve ter ao utilizar estas substâncias?

d)      Agrotóxicos também recebem o nome de defensivos agrícolas. Qual denominação o grupo julga mais adequada? Justifique.

e)      Que alternativas o grupo apresenta para evitar o uso de agrotóxicos?

f)        Para o grupo, quais são as vantagens e desvantagens da produção de orgânicos? É uma forma de cultura de alimentos viável?

g)       Que dicas para reduzir o consumo de agrotóxicos (para quem não consegue comprar os orgânicos) o grupo indica?

h)      Na opinião do grupo, essas substâncias devem ou não ser utilizadas na agricultura?

 

5)      De acordo com a resposta do grupo à pergunta h), criem uma apresentação em .ppt (ou similar) apresentando a opinião do grupo e seus argumentos para isso. Todos os integrantes do grupo devem participar da apresentação.


© 2010 Todos direitos reservados.