Respeitando semelhanças e diferenças
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

1ª ETAPA

 

Leia o texto:

     Ana e Maria são amigas e adoram brincar juntas, elas estudam na mesma sala e normalmente fazem os trabalhos juntas. A professora Jéssica orientou a turma sobre a confecção de uma maquete representando a cidade onde eles moram, Ana e Maria decidiram fazer o trabalho juntas, já que são amigas e sempre se entenderam muito bem.
    Depois da aula as meninas se reuniram na casa da Maria para iniciarem o trabalho, começaram a separar o material e desenhar o projeto, mas na hora de escolher a cor das casinhas, Ana queria pintar de verde enquanto Maria preferia vermelho, elas não conseguiam decidir qual seria a cor, não aceitavam a opinião uma da outra e nem compreendiam que o trabalho era de ambas. Após muita conversa, decidiram pintar com as duas cores, intercalando uma vermelha e outra verde, então as meninas começaram a perceber que possuíam algumas diferenças.
     Quando terminaram a maquete resolveram assistir um televisão, mas outra vez não conseguiam decidir qual seria o desenho, Ana disse:

    __ Eu não quero assistir o seu desenho! Ele é muito chato!

     Maria respondeu:
   __ O seu que é muito chato! E você está na minha casa, vai assistir o que eu quiser!

     As meninas não conseguiram decidir qual desenho iriam assitir, Ana ficou magoada com o que Maria disse e foi embora.

 

2ª ETAPA

Responda as questões no seu caderno:


1 - Ana e Maria eram semelhantes ou diferentes? Justifique sua resposta.

2 - As meninas conseguiram resolver o problema da cor das casinhas? Como fizeram isso?

3 - Na história houve respeito das diferenças? Quando?

4 - Como Ana e Maria poderiam ter resolvido o conflito para escolher o desenho?

 

3ª ETAPA

Para concluir o processo, responda as páginas 28 e 29 da sua apostila de Ética.

  

 

  


© 2010 Todos direitos reservados.