Programações com Scratch e Hora do código
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Agora, irei colocar mais algumas atividades para que vocês possam se familiarizar com o ambiente de programação do SCRATCH e HORA DO CÓDIGO. 

Atividade 01 – Jogo da Bolinha 

O passo a passo para acessar é: abra a página scratch.mit.edu, clique em IDEIAS e, em seguida, clique em ESCOLHA UM TUTORIAL. Depois, escolha a atividade JOGO DO PONG.

Nessa atividade, você irá aprender como controlar um objeto utilizando a programação EM BLOCOS.  A programação principal que você usará é de LOOP e IF – Que são: LOOP = Repetição (a ação do meu objeto se repete infinitas vezes ou por uma quantidade de vezes que eu escolher) e IF = SE (enquanto eu realizar uma ação o meu objeto responderá da forma que eu escolher).

Além disso, você irá, também, definir o movimento do seu personagem (que é a plataforma) ao movimento do mouse. E criar um sistema de pontuação.

Atividade 02 – Jogo da Perseguição

O passo a passo para acessar é: abra a página scratch.mit.edu, clique em IDEIAS e, em seguida, clique em ESCOLHA UM TUTORIAL, depois escolha a atividade JOGO DA PERSEGUIÇÃO.

Nessa atividade, você irá aprender como controlar um objeto utilizando a programação EM BLOCOS. A programação principal que usará será a de MOVE – nessa função você irá delimitar as direções e distâncias que o seu personagem/objeto principal irá se movimentar.

Além disso, você usará novamente a programação de LOOP e IF para movimentar o outro objeto – LOOP = Repetição (a ação do meu objeto se repete infinitas vezes ou por uma quantidade de vezes que eu escolher) e IF = SE (enquanto eu realizar uma ação o meu objeto responderá da forma que eu escolher). Irá criar um efeito sonoro para as colisões e um sistema de pontuação.

Atividade 03 – Labirinto Clássico

O passo a passo para acessar é: abra a página code.org, clique em COMEÇAR A APRENDER, não precisa de cadastro, vá em HORA DO CÓDIGO, VIEW MORE HOUR OF CODE TUTORIALS, VIEW ACTIVITIES. Depois, escolha a atividade CRIE SEU PRIMEIRO PROGRAMA DE COMPUTADOR: LABIRINTO CLÁSSICO.

Nessa atividade ,você irá aprender como controlar um objeto utilizando a programação EM BLOCOS de MOVIMENTO e usará a programação de LOOP e IF – Que são: LOOP = Repetição (a ação do meu objeto se repete infinitas vezes ou por uma quantidade de vezes que eu escolher) e IF = SE (enquanto eu realizar uma ação o meu objeto responderá da forma que eu escolher).

Atividade 04 - GUERRA NAS ESTRELAS

O passo a passo para acessar é: abra a página code.org, clique em COMEÇAR A APRENDER, não precisa de cadastro, vá em HORA DO CÓDIGO, VIEW MORE HOUR OF CODE TUTORIALS, VIEW ACTIVITIES. Depois, escolha a atividade GUERRA NAS ESTRELAS: CONSTRUINDO UMA GALAXIA COM PROGRAMAÇÃO.

Nessa atividade, você irá aprender como controlar um objeto utilizando a programação EM BLOCOS de MOVIMENTO e usará a programação de interação com o cenário. No contexto, aparecerão novos objetos através do evento de colisão ou ao se iniciar o jogo.

A última etapa (atividade 15 de Star Wars), é para você explorar tudo que viu até agora de interação entre objetos, movimentação, cenário e sons.

 

 


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