MATEMÁTICA FINANCEIRA
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

     Nesta fase da WebQuest vamos fornecer alguns “passos” que você poderá seguir, porém a criatividade é sua. Então, “mãos à obra!”


1) Acreditamos ser melhor que você opte por trabalhar em grupo (três ou quatro pessoas);


2) O grupo deve se reunir para “distribuir os papéis”, ou seja, para estabelecer o que cada participante deverá fazer dentro da empresa. Por exemplo, um dos participantes poderá se especializar somente em fornecer informações sobre as taxas mais utilizadas no mercado financeiro; um outro participante poderá esclarecer as dúvidas sobre a importância da Previdência Privada; um terceiro participante poderá mostrar as simulações: caso o cliente deseje aplicar “X” por um período “Y”, quanto terá no final?; ou caso o cliente queira receber uma quantia “Z” após um período “Y”, quanto terá que aplicar?


3) Vocês deverão pesquisar, na Internet, preferencialmente, como surgiram os planos de Previdência Privada; se existe um momento certo para se iniciar a previdência; verificar quais os tipos de planos que existem no mercado; além de pesquisar também os assuntos relacionados com a Matemática Financeira para a realização das simulações que vocês farão. Para tanto, consultem as sugestões de links contidos na seção Recursos e não se esqueçam de gravar ou anotar todas as informações que julgarem relevantes, pois serão úteis na geração do folheto e no trato com seus clientes;


4) Procurem fazer a entrevista com pessoas de idades diferenciadas (parentes, vizinhos, amigos etc.), para observarem as diferenças que podem existir. Por exemplo, façam perguntas que levem o cliente a pensar sobre a importância de se ter um planejamento financeiro, ou perguntas sobre a perspectiva que ele tem para o futuro, quando se aposentar. Aqui, só estamos dando algumas idéias para vocês, mas é claro que vocês poderão e deverão fazer outras perguntas que julgarem importantes para a realização deste trabalho.

 

Alguns sites que poderão ser acessados para obter informações necessárias e importantes para a realização da tarefa:
1) No site indicado a seguir, vocês encontrarão toda a História da Matemática Financeira: como surgiu, para que serve, como surgiu o dinheiro, entre outras informações.
http://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira.php
Também terão acesso a conteúdos de Matemática Financeira, juntamente com algumas fórmulas essenciais e indicações de alguns livros que trazem o assunto de Matemática Financeira, mercado financeiro, e investimentos.
http://www.somatematica.com.br/
2) Nos sites seguintes, vocês poderão encontrar informações de como e quando se iniciar a Educação Financeira, para que serve, como fazer um planejamento, entre outras importantes informações.
http://www.educfinanceira.com.br
http://www.bcb.gov.br/?PUBEDUCFIN
3) No link abaixo você poderá simular em um applet, situações que envolvem o estudo de juros compostos.
Applet Juros Compostos
4) Nos sites a seguir vocês terão acesso a informações sobre investimentos, taxas do mercado financeiro, cotações, inclusive um simulador de previdência privada que lhes fornecerá algumas idéias para dar continuidade a sua atividade.
http://www.investnews.com.br
http://www.investshop.com.br
http://www.icatu-hartford.com.br (simulador de previdência privada)
http://www.bancouniversitario.com.br
5) Vocês poderão encontrar mais informações fora da Internet, em alguns livros didáticos, tais como:
Bruni, Adriano Leal; Famá, Rubens. Matemática Financeira: com HP 12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2002. (Série Finanças na Prática).
Kruse, Fabio. Matemática Financeira: conceitos e aplicações com uso de HP-12C. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
Puccini, Abelardo de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
Spinelli, Walter; Souza, M. Helena S. Matemática Comercial e Financeira. 3ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.


© 2010 Todos direitos reservados.