Aula-Game sobre Conceitos das Ciências Sociais
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

As etapas se aproximarão em virtudes de circunstâncias imprevistas:

Primeiro Momento: consistirá em tutoriais de vídeos-aulas indicados pelos colaboradores, que servirão para uma pré-noção sobre as propostas do RPG virtual, para que os alunos tenham mais tempo para ver os vídeos. Esses vídeos podem ser enviados pelos grupos de whatsapp, o que facilitará aos coordenadores ou facilitadores, tirarem as dúvidas da proposta de oficina.

Segundo Momento:  será a discussão da construção da aula em classe, onde serão tiradas todas as dúvidas trazidas na etapa. Nesta aula estaremos com um slide e/ou um PC para facilitar a explicação, ou faremos a aula no laboratório de informática.

Terceiro Momento: iremos discutir sobre os conceitos principais presentes em Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.

Quarto Momento: a construção do personagem do RPG ficando ao critério e necessidade dos alunos utilizarem o RPG de mesa ou a plataforma virtual, onde as histórias serão direcionadas e constantemente orientadas nas discussões sobre os atores apresentados. Seu avanço no jogo se fará mediante as escolhas que os “facilitadores” constroem no roteiro do jogo, baseando-se no que foi discutido em sala de aula, através dos acertos discutidos entre os personagens construídos, cada etapa para avançar na história do jogo se dará de acordo com algum conceito estudado, entre eles podemos citar, o conceito de luta de classes de Karl Marx, o conceito de poder e o de dominação de Max Weber e o conceito de fato social de Émile Durkheim.

 

O material utilizado será em revezamento ou uso exclusivo das duas plataformas disponíveis em virtude de escolhas e limitações socioeconômicas dos alunos e das circunstâncias que venham a surgir.

 


© 2010 Todos direitos reservados.