A importância da reciclagem
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Como já aprendemos o que é reciclgem, como ela surgiu e para que. Agora é hora de aprendemos o porque temos que reciclar os nossos lixos.

Veja alguns produtos que você pode reciclar:

  • Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel;
  • Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos;
  • Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados;
  • Metal: latas de alumínio, de aço, tampas, cobre, alumínio, pregos, etc.

 

Tarefa 1- Separar o lixo de casa 


Com o auxílio dos pais e ultilizando uma luva, tomando muito cuidado. Separe os orgânicos dos lixos não orgânicos 


Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados. Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Obs: O que não vai para o lixo reciclável? Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

 

Tarefa 2- Fazendo o mesmo priopio brinquedo e ajudando o meio ambiente 

 

A seguir escolha o brinquedo que mais te agrade e siga passo a passo as instruções, ainda com o auxílio dos pais ou responsaveis. Agora vamos te mostrar como transformar materiais simples, daqueles que você tem casa mas que não tem nenhuma utilidade, em brinquedos originais e o melhor, feitos por você! 

 

  • 1 – Cobrinha confeccionada com rolhas. É só começar a guardar as rolhas do seus vinhos e criar artes fantásticas com elas. Essa cobra de mentinrinha é bem fácil de fazer, basta cortar várias rodelinhas com as rolhas e deixar uma rolha inteira para ser a cabeça. Faça os retoques necessários da cabeça com um estilete ou faquinha. Depois é só furar todas as rolhas e passar um barbante ou fio de sua preferência por todas, agrupando-as e formando a cobrinha.

brinquedos-reciclados-14

 

  • 2 -Cachorro cofrinho. E para fazer essa fofura você só vai precisar de uma garrafinha pet, tampas e papael emborrachado para dar vida ao seu cofre!

Brinquedos reciclados para crianças

 

  • 3 – Foguete de detergente. Ao infinito e além! Esse com certeza vai entrar para a brincadeira do seu filho. Olha que bacana fazer um foguete com uma simples embalagem de detergente! Você pode fazer a calda dele com cartolina e ainda colar alguns papeis para fazer a decoração!

 

Brinquedos reciclados para crianças

 

  • 4 – Mochila de foguetes com garrafa PET. Com garrafas PET, cola, feltro, tinta-spray e muita criatividade, você consegue criar um lindo foguetinho de brinquedo para seu guri brincar até ficar exausto de tanta felicidade.

brinquedos-reciclados-23

 

  • 5 – Barquinhos para as bonecas com garrafas PET. As Barbies de sua filhinha podem ganhar lindos botes com esta ideia feita com reciclagem

brinquedos-reciclados-19



© 2010 Todos direitos reservados.