ANÁLISE SOBRE O ENSINO DA CIDADE E DO URBANO
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

A atividade poderá ser desenvolvida em dupla ou em trio. Consistirá numa análise da abordagem da cidade, do urbano, do espaço urbano, da urbanização, da rede urbana e das escalas geográficas etc. nos livros didáticos de Geografia.

Caberá à equipe selecionar os livros didáticos (quatro livros didáticos ou mais) que serão utilizados para a realização deste trabalho, a fim de analisar como os temas e os conceitos da Geografia Urbana comparecem nos livros didáticos de Geografia.

Os conceitos e temas selecionados para a análise são os seguintes:

 

  • cidade,
  • urbano,
  • espaço urbano,
  • urbanização,
  • rede urbana,
  • escalas geográficas,
  • segregação sócioespacial,
  • planejamento urbano,
  • pobreza urbana e favelas,
  • habitação,
  • especulação imobiliária,
  • Estatuto da Cidade e Plano Diretor Municipal.

 

A equipe “percorrerá” os livros em busca de encontrar qual compreensão é comunicada aos estudantes acerca de cada um destes conceitos e temas da Geografia Urbana e, ao critério de cada equipe, poderá e deverá se aprofundar em três, ou mais, destes conceitos mais detidamente, de modo que responda ao Quadro Analítico Geral enviado em anexo no e-mail, sendo que o mesmo deverá constar dentro do trabalho de cada equipe.

Portanto, é IMPRESCINDÍVEL que os membros da equipe desenvolvam as leituras sugeridas nesta atividade antes de procederem com a análise dos livros didáticos, pois, sem uma leitura prévia tal análise ficará inviabilizada.

Normas básicas de produção textual: análise e reflexão pessoal e coletiva, redação dentro das normas da ABNT e tamanho mínimo de sete páginas (excluindo-se capa, contra-capa, sumário e referências bibliográficas).

Normas de formatação: Fonte Times ou Arial; tamanho 12; espaçamento entrelinhas 1,5; recuo especial da primeira linha do parágrafo 1,25 cm; margens 2,5 cm; citações e referências nas normas da ABNT (ou normalização adotada pela UECE).

Data de entrega: 19 DE OUTUBRO.

 

REFERÊNCIAS PARA CONSULTA, SELEÇÃO E LEITURA (todos os links estão ativos):

AZEVEDO, R. J. G.; FILHO, F. D. A. A Geografia Urbana no ensino médio. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia: A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011, Goiânia-GO. Anais do XI ENPEG. Disponível em: https://pt.slideshare.net/pibidgeouffs/a-geografia-urbana-no-ensino-mdio.

BADO, S. R. de L. Desafios da Geografia - a cidade como conteúdo escolar no ensino médio. 2009. 166f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16657/000704137.pdf?sequence=1

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo - a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, Vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/agosto de 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

CAVALCANTI, L. de S. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar. Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. Revista Geousp, n. 5, p. 41-55, 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123346

DORFMAN, A. et al. Práticas pedagógicas de Geografia Urbana. Um estudo sobre Porto Alegre e região metropolitana. In: X Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2009, Porto Alegre-RS. Anais do XI ENPEG. Disponível em: http://docplayer.com.br/35069007-Praticas-pedagogicas-de-geografia-urbana-um-estudo-sobre-porto-alegre-e-regiao-metropolitana.html

ESTEVES, M. H. F. Ensinar a 'cidade' no ensino básico. Finisterra, Lisboa, XLI, 81, 2006, pp. 205-213. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/viewFile/1469/1164

GALLO, S. Cidade e ensino de Geografia - contribuição a uma Educação Geográfica da e para a cidade. 2008. 228f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Rondônia, 2008. Disponível: http://www.mestradogeografia.unir.br/downloads/3348_sandra_gallo_turma_2006.pdf

MORAGAS, R. A. R. Concepção de cidade e urbano no ensino de Geografia. Revista Eletrônica de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás, Vol. 1, n.2, jan./jul. de 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20324

OLIVEIRA, M. M. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na Geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário? Revista GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, Vol. 18, n. 3, p. 609-623, 2014. Disponível: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/90070/92882

PAIVA, M. L. A.; MARIA JR, M. O ensino de Geografia, a cidade e a construção da cidadania. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Vol. 6/7, n. 1, p. 123-140, 2004/2005. Disponível em: http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/126/156

SILVA, J. D. S. et al. A Geografia Urbana e sua importância no Ensino Básico. Diversitas Journal, Vol. 1, n. 1, jan./abr. 2016, p. 41-47. Disponível em: http://www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal/article/view/402/288

SILVA, R. F. da; CUNHA, M. S. da. Abordagens do espaço urbano na Geografia escolar do ensino médio. VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia. “Fala Professor: (qual) é o fim do ensino de geografia?”. Catalão/GO, 9 a 12 de out. de 2015. Disponível em: http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/1438399429_ARQUIVO_ArtigoCatalao.pdf

SOUZA, V. C. de. A cidade e o urbano na formação do professor de Geografia. In: Anais do Seminário das Metrópoles – IESA-UFG, 2010, Goiânia. Disponível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/SOUZA-VANILTON-CAMILO-DE.-A-CIDADE-E-O-URBANO-NA-FORMA%C3%87%C3%83O-DE-PROFESSORES-DE-GEOGRAFIA.pdf

SPOSITO, M. E. B. A avaliação de livros didáticos no Brasil e porque? Disponível em: http://filosofianreapucarana.pbworks.com/f/TEXTO+Encontro.PDF

 


© 2010 Todos direitos reservados.