NOVAS TECNOLOGIAS X VELHAS PEDAGOGIAS
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A inserção das novas tecnologias de comunicação só terá funcionalidade se as práticas pedagógicas existentes forem repensadas e discutidas. Para tanto, faz-se necessário uma transformação profunda nas estruturas didáticas aplicadas na escola.

Propor sugestões ou alternativas de práticas pedagógicas onde novas tecnologias possam ser inseridas ou utilizadas de modo harmônico, dinâmico e produtivo, caminhando concomitantemente, com o propósito de incentivar o aluno a "fazer projetos, debater e criar." (Angel Pérez Gómez, 21.05.2013), será a sua tarefa nessa atividade. Portanto, ao final desta aula você e o seu grupo responderão as questões a seguir:

1 - Quais aprendizagens são fundamentais para era digital?

2 - Os aparatos tecnológicos são essenciais para o processo ensino aprendizagem na escola?

3 - Com tanta disponibilidade digital às informações, pode-se considerar que, atualmente, a memorização é uma competência dispensável e sem importância para o aluno?

4 - De que maneira as NTIC podem contribuir com a escola na formação do pensamento crítico e criativo dos alunos?

5 - Qual a função do professor na dicotomia escola x tecnologias de informação?


© 2010 Todos direitos reservados.