Despertar Para Uma Consciência Ambiental Concreta
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Para que o presente projeto de realize será realizado inicialmente uma pesquisa junto aos alunos, em “mesa redonda”, para discutirmos sobre o tema a ser abordado, os conhecimentos prévio dos alunos, as sugestões, críticas, se acompanham a previsão do tempo em jornais, sites eletrônicos, etc.

Em seguida será distribuído uma folha e caneta para que os mesmos anotem tudo de relevante sobre o tema meio ambiente na atualidade, (tempo livre de 10 minutos em grupos); após será discutido para toda a turmas sobre as anotações realizadas. Recursos a serem utilizados, anotações rascunhos- celular, e-mail, dentre outros. 

Em tempo: Será sugerido aos alunos que eles pesquisem sons da natureza.            

Nessa busca procuração sons que lhes agradem, como da agua do rio escorrendo pelas pedras, dos cantos dos pássaro; que tirem foto de plantas conhecidas ou não, de arvores, de animais, de chuva, que façam filmagens, etc.

Poderão utilizar, celulares, câmeras fotográficas, gravadores antigos e recentes, imagens de YouTube, dentre outros que conhecem e que estão mais familiarizados.

Na próxima aula todos exporão suas pesquisas, mostrarão ainda de forma “bruta”, sem produção, de maneira como foram produzidas tais pesquisas de campos.

Após a discussão e as amostragens de todo o material produzido, em mesa redonda, explanação de todos os sentimentos e emoções sentidas enquanto coletavam os materiais.

Em seguida será sugerido que os alunos façam um documentário reportagem sobre o Rio Itapemirim. Será uma amostragem que deverá ter seu produto final colocado nas redes sócias e se possível, convidar um canal de TV para dar uma maior ênfase ao trabalho de conscientização sobre o antes e o atual estado do Rio Itapemirim.

Para isso a turma será dividida em dois grupos: Grupo 01: Ficará responsável por coletar imagens antigas do Rio; deverá buscar fontes em jornais antigos, revistas, entrevistas com pessoas mais idosas, a fim de coletar o máximo de informações sobre o que se sabe sobre o fluxo do Rio Itapemirim. Informações como descarrego de esgoto, moradias no seu entorno, pescarias, extensão, fluxo, trabalho de contenção, etc. Para isso, usarão os recursos disponíveis que os mesmos tenham ou possam conseguir.

Após conseguir recolher todo o material, deverão montar vídeo sobre os trabalhos dos mesmos, a trajetória das buscas pelas informações, junto a acervos de igrejas, universidades, prefeituras, particulares, revistas, jornais , bibliotecas, tudo registrados por foto e vídeos; Grupo 02: Este grupo deverá ser responsável pela coleta de material atual. Para isso], deverão sair em busca de imagens, fotos, vídeos do rio com escassez de agua e em época de chuva, quando a tudo inunda (registros), em jornais locais e nacionais, rádios, moradores ribeirinhos e desalojados, pessoas que perderam tudo (o que os órgão públicos e a sociedade civil tem feito nesse sentido para amenizar os sofrimentos), entrevistas com transeuntes sobre os impactos da sociedade cachoeirense sobre a vida do rio, sugestões, sobre o papel da rede de tratamento de agua e esgoto, sobre o trabalho da prefeitura em relação aos cuidados com o rio, a plantação de arvores, a recuperação de nascente, a conscientização da população pela secretaria do meio ambiente e o que a mesma tem feito para conscientizar a população acerca da questão do lixo e de sua preservação. Tudo deverá ser filmado e fotografado para posterior exposição. 

 


© 2010 Todos direitos reservados.