Tecnologia e Inovação em sala de aula
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Nesta parte nos mostraremos alguns acessos que iram favorecer e intensificar no ensino com os alunos na atualidade utilizando a tecnologia.

  • Sala de aula invertida - A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. A ideia é que após o aluno absorver.

  • Mesa Interativa - Essa mesa é perfeita para o ensino e alfabetização de crianças. É um equipamento que permite até seis alunos usarem ao mesmo tempo, eles podem fazer atividades e brincar, tudo na mesa e, ainda, aprender de uma forma diferente usando uma tecnologia inovadora. As mesas educacionais usam tecnologia de ponta para auxiliar na alfabetização, ensino de matemática, línguas estrangeiras, entre outras funções.

  • Celular -e você é professor de adolescente, provavelmente já brigou com os alunos por causa dos uso do celular na sala de aula, mas o aparelho celular está tão avançado que você pode usar ele a favor do ensino e essa é a primeira inovação tecnológica para ser usada em ambiente escolar. Parece estranho, mas os celulares podem ajudar no ensino, pois existem inúmeros aplicativos que você pode usar, ainda mais em aulas de curso técnico.

  • Datashow - é uma ferramenta tecnológica cada vez mais utilizada pelos professores como recurso pedagógico. As vantagens são muitas, pois ele permite que se escape do ritmo comum das aulas expositivas em lousas e também facilita a observação de imagens e animações didáticas. Porém cabe ao professor saber utilizar esse recurso a seu favor.

Algumas dicas de como trabalhar com o datashow:

1° O professor não pode simplesmente depender do projetor de imagens para todas as suas aulas, pois isso poderá transformá-las em algo monótono, previsível.

2º Priorize o uso de imagens, palavras-chaves e frases curtas

3° Não vire as costas para a turma

4° Não seja um “passador de slides", Lembre-se de que o datashow é o seu auxiliar e não o protagonista de suas aulas.

5° Cuidado com as luzes apagadas por muito tempo

6º Planeje com cuidado e tenha sempre um “plano B”


  • Realidade virtual - realidade virtual na educação possibilita diversas experiências de forma imersiva e interativa na criação dericos conteúdos. Além disso, ao apresentar a teoria abordada através dessa tecnologia, os estudantes são estimulados e motivados a buscar a prática.
  • Lousa digital - Os alunos de antigamente estao acostumados com o antigo quadro negro, onde é necessario o giz para escrever, depois passou a ser o quadro branco utilizando a caneta, com a inovação tecnologica agora temos a Lousa Digital, ela permite que o compartilhe texto, imagens e vídeos e pode editar tudo durante a aula. A lousa digital conta com uma caneta ótica, uma tela especial e um projetor.

 


 



© 2010 Todos direitos reservados.