Juros Simples
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Para a execução desta Webquest, vocês terão que pesquisar em vídeos, aulas, livros e sites pela internet sobre o universo da matemática financeira e a aplicação dos juros simples. Como já vimos, os juros estão presentes na nossa vida de muitas formas, então vamos realizar uma atividade que envolverá esse conceito matemático em situações cotidianas, como aumentos e descontos de salário, juros de prestações e débitos em contas. Com isso vamos simular situações em que o uso das ferramentas matemáticas nos auxilia na hora de pagarmos nossas contas evitando prejuízos e dívidas.

 

1ª etapa: Esta etapa deve ser feita antes da aula. Você pesquisará alguns conceitos iniciais, fazendo uma revisão de proporções e porcentagens em livros, sites e vídeos que estão indicados na etapa processo. Estes conceitos são fundamentais para se trabalhar com juros simples.

 

2ª etapa: Aqui, começaremos a tratar dos juros simples. Nesta etapa serão trabalhados os conceitos de capital inicial, montante e taxa de juros com o auxílio do professor e dos materiais indicados na etapa processo. Ao final desta atividade você deverá pesquisar em artigos, revistas e jornais a respeito dos juros simples e identificar como estes conceitos são apresentados e como se relacionam entre si. Depois, deverão elaborar um resumo com as suas impressões.

 

3ª etapa: Nesta etapa será feita a análise de situações-problema envolvendo juros simples como, pagamento de contas, financiamento de produtos, empréstimos, entre outros. Aqui, você entenderá como estes conceitos aparecem no cotidiano e como calculá-los. Você também aprenderá como calcular estes juros através de planilhas no Excel para tornar os cálculos mais práticos.

 

4ª etapa: Será feita uma atividade em dupla onde vocês deverão pesquisar e analisar situações que envolvam juros simples, como, por exemplo, a compra de um produto, um empréstimo, um investimento, a quitação de uma dívida, entre outros. Vocês deverão apresentar duas situações, uma que vocês considerem um bom negócio e outra que vocês considerem um mal negócio e justificar o porquê dessa escolha. Esta etapa fará parte da avaliação.


© 2010 Todos direitos reservados.