Construção de instrumentos acústicos e composição
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A tarefa será realizada a partir dos seguintes processos:

  1. A turma será dividida em pequenos grupos de quatro a cinco alunos;
  2. Cada grupo deverá escolher um instrumento de cada categoria (idiofone, membranofone, cordofone e aerofone) para a confecção.
  3. Confecção: neste momento vocês ficam livres para fazer a escolha do material a ser usado, verificando o som produzido a partir de cada um deles, podendo assim escolher o que mais lhe agradar.
  4. Após a construção, os instrumentos serão utilizados para a execução de uma música que será composta por vocês.

Seguem alguns exemplos de cada categoria, para auxiliá-los na escolha, lembrando que poderá ser escolhido qualquer outro instrumento mesmo que não constando nessa lista:

Idiofones

• Agogô;

• Matraca;

• Reco-reco;

• Triângulo;

• Xilofone.

 

Membranofones

• Bateria;

• Repinique, Surdo;

• Tambor, Tamborim;

• Zabumba.

Cordofones,

• Baixo, Balalaica, Bandolim, Banjo;

• Berimbau ou Urucungo;

• Harpa;

• Violão.

 

Aerofones

• Flauta (contralto, doce, baixa), Flautim, Flugelhorn;

• Gaita;

• Pífaro;

•  Trompa, Trompete (de pistões, de chaves), Trombone, Tuba.

 


 


© 2010 Todos direitos reservados.