REGIMES TOTALITÁRIOS: JORNALISTAS EM CENA
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

 

GRUPO 1 – A QUESTÃO DO CONCEITO DE TOTALITARISMO

O grupo irá acessar o link abaixo e a sua principal tarefa consiste em aprofundar o conceito de totalitarismo. Por se tratar de uma questão conceitual, fica a sugestão para o grupo utilizar o aplicativo MIND MAPPER e criar um MAPA MENTAL fazendo uma síntese dos principais aspectos trabalhados no texto.

http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/viewFile/230/248

 

GRUPO 2 – A CIÊNCIA HITLERISTA

  • A tarefa do grupo consiste em investigar e caracterizar de que forma Hitler procurou utilizar categorias científicas a serviço do regime.

  • O grupo pode criar um vídeo ou diário que apresente em linhas gerais esses usos da ciência pelo regime nazista.

  • Para isso, o grupo de trabalho pode ser subdividido para tarefas específicas: roteiro, pesquisa, recursos, fontes, etc.

 

- Sugestão de link: http://super.abril.com.br/ciencia/doutores-da-agonia

 

GRUPO 3 - MEMÓRIAS DO HOLOCAUSTO 

  • Tarefa: Construir o espaço virtual: “Memórias do Holocausto”

  • Como? (Metodologia)

  1. Escolher o formato a ser utilizado para a criação do espaço virtual: blog, vídeo, etc.

  2. A equipe deve procurar articular as informações de diferentes mídias – vídeos (filmes e documentários), imagens (fotos), textos – para compor o memorial. Por isso, alguns membros da equipe devem desempenhar o papel de PESQUISADORES.

  3. Incluir informações importantes que complementem o assunto tratado, cujo acesso pode ser po meio de links.

  4. A narrativa deve conter informações claras e objetivas, que prendam a atenção dos visitantes do "MUSEU VIRTUAL".

  5. Verificar se as informações coletadas na Internet provêm de fontes confiáveis. Anotar TODAS as fontes de pesquisa e não se esquecer de SEMPRE indicá-las.

  6. O trabalho deverá ter a participação de todos os elementos do grupo. Para isso, deverá haver uma troca constante de informações, ideias e opiniões, para que todos os elementos do grupo cheguem a um acordo quanto às decisões a tomar. Lembrar-se de que todos são responsáveis pelo resultado.

 

GRUPO 4 - TOUR VIRTUAL - AUSCHWITZ

O grupo deverá acessar os links abaixo para conhecer o complexo de Auschwitz. A tarefa do grupo consiste em apresentar esses espaços para a turma, procurando descrever de que forma foi montada tal estrutura pelo regime nazista.

http://panorama.auschwitz.org/

http://www.historiadigital.org/visitas-virtuais/visita-virtual-a-campos-de-concentracao-imagens-fortes/

 

 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS GRUPOS 5-9.

  • Cada grupo irá trabalhar um regime totalitário específico;
  • Sua tarefa será compor um texto jornalístico, apresentando os principais aspectos dos regimes. Para isso, procure observar os elementos listados abaixo para a composição da narrativa:
  1. Tempo de duração do regime totalitário escolhido pelo grupo.
  2. História da ascensão ao poder do líder ou do partido que defendia o projeto totalitário escolhido.
  3. Condições sociais e econômicas do país antes do advento desse regime totalitário.
  4. Identificar as principais caracyerísticas da ideologia totalitária estudada.
  5. Mencionar os planos de ação desse regime para resolver problemas sociais.
  6. Identificar e caracterizar as estratégias de propaganda e de repressão utilizadas.
  7. Mencionar os diferentes movimentos sociais envolvidos: oposição da população e oposição internacional/apoio da população e apoio internacional.
  8. Vantagens e desvantagens econômicas durante esse regime.
  9. Motivos do declínio e derrota desse regime.

GRUPO 5 - STALINISMO

Sugestões de links: 

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_russa2.htm#inicio

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm

 

 

GRUPO 6 - NAZISMO

Sugestões de links: 

http://super.abril.com.br/historia/nazismo

http://www.historiadigital.org/artigos/o-nazismo-e-sua-influencia-no-mundo-atual-mundo-atual/

 

GRUPO 7 - FASCISMO

Sugestões de links: 

http://pessoas.hsw.uol.com.br/fascismo.htm

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/fascismo-italiano---governo-de-mussolini-a-ditadura-fascista.htm

 

GRUPO 8 - SALAZARISMO

http://www.istoe.com.br/reportagens/128049_O+PODER+SEGUNDO+SALAZAR

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/estado-novo-em-portugal-regime-salazarista-foi-marcado-pelo-autoritarismo.htm

http://www.youtube.com/watch?v=H3oRbfMJr-Q

http://www.youtube.com/watch?v=HeVmON9onSA

 

 

GRUPO 9 - FRANQUISMO

http://www.pucrs.br/edipucrs/espanha.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=p3_HYueBhrI


 


© 2010 Todos direitos reservados.