Modelagem matemática: Ensino e aprendizagem
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

TAREFA

A proposta de trabalho refere-se a uma pesquisa realizada numa primeira série do Ensino Médio, utilizando a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem, discutindo o tema “Alimentação, obesidade e desnutrição”.

A pesquisa propôs verificar as possibilidades metodológicas oferecidas pela modelagem matemática para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Funções e Estatística.

A partir da pesquisa e análise de dados referentes ao tema, foram elaboradas situaçõesproblema e realizadas atividades que oportunizaram o desenvolvimento de conceitos matemáticos que os alunos já possuíam e a introdução de novos conhecimentos.

A modelagem matemática contribuiu para um aprendizado significativo dos conteúdos previstos e o tema abordado apresentou riqueza de diversidade e oportunizou a interdisciplinaridade.

Esta pesquisa, que se enquadra na área da Educação Matemática, apresenta-se como uma possibilidade de contribuição para a conquista da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


© 2010 Todos direitos reservados.