Introdução a Matemática Financeira
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A matemática financeira é um dos ramos mais importante da matemática e é muito útil para o dia a dia de qualquer pessoa.

Vamos dominar os principais conceitos e resolver os problemas propostos?

A matemática financeira gira em torno de um fato muito simples:

Seu dinheiro rende juros, se você aplicá-lo a longo prazo!

Os fundos de Previdência Privada tem caído no gosto de muitos brasileiros, afinal, a projeção pode chegar à 1 milhão de reais se você pensar a longo prazo. Como o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) tem caído muito o seu rendimentoi para os futuros proventantos, muitas pessoas tem feito os dois tipos de aposentadorias para terem uma terceira idade tranquila.

 

Sabendo disso, vamos resolver essa questão;

Uma empresa desconta do salário anual de seus funcionários certa porcentagem para um plano de previdência privada. Sabendo que joão recebe R$2.500,00 e o desconto feito pela previdência é de 3% sobre a renda mensal, mais + 2% sobre o montante anual do salário. O desconto total de João, em reais, será de:

Sabendo que por ano o dinheiro na aposentadoria rende 2% e que ao final de 30 anos de contribuição este contribuinte terá direito a retirar 1 salário mínimo por mês, durante 15 anos, pergunta-se, é valida a contribuição para essa previdência privada?

 


© 2010 Todos direitos reservados.