CONTERRORIZANDO
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Aula 1:

Queridos estudantes,

Nessa primeira aula daremos início ao nosso novo projeto. Mas, antes de saber do que ele se trata, assistiremos e conversaremos um pouco sobre o filme “Frankenweenie”. Logo após, haverá apresentação dos objetivos do projeto e definição do nosso produto final.

→ Abaixo encontram-se as atividades que serão realizadas no dia de hoje. Vamos lá! 💕

 

Atividades:

Roda de conversa inicial:

-  Vocês conhecem e/ou já assistiram o filme “Frankenweenie”?

- Qual o possível tema do filme, visto que sabemos apenas seu título?

- Já assistiram outros filmes dirigidos por Tim Burton? Quais?

 

Exibição do filme: Frankenweenie

                               Ano de lançamento: 2012

                               Direção: Tim Burton


       Trailer disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-e9bPx9XyUc


- Trocando ideias

 

 

O projeto:

- Apresentação dos professores sobre o projeto, seus objetivos e conteúdos a serem trabalhados;

- Definição do produto final

- O que? História em Quadrinhos (HQ)

- Para quem? Alunos da turma

- Quem? A HQ será construída em pequenos grupos

 

Leitura: O baile do caixeiro viajante.

Autor: Reginaldo Prandi.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 2:

Caros estudantes,

Agora que já sabemos o intuito do nosso projeto, podemos começar a estudar de maneira mais aprofundada o gênero Contos de Terror. Por isso, nessa aula, em um primeiro momento realizaremos a socialização dos contos trazidos por vocês e, em um segundo momento discutiremos um pouco sobre as características do gênero em questão, buscando ao final, construir um mapa conceitual.   

 

Atividades:

Contação de histórias:

- Socialização das histórias trazidas pela turma;

 

Construindo um modelo de mapa conceitual:

- Construção de mapa conceitual com base nas histórias que trouxeram, buscando levantar o que entendem por características que dizem respeito ao gênero.

Discussão:

- Para confirmar ou não os pontos abordados acima, haverá explicação dos professores sobre as características/elementos do gênero “Contos de Terror” .

 

Para finalizar...

-  Agora que já sabem um pouco mais sobre o gênero que estamos estudando, que tal construir um mapa conceitual sobre as características dos “Contos de Terror”?

- Realize esta atividade em grupo e entregue para o professor.

 

 

 

 

Aula 3:

Olá, estudantes!

Até aqui vocês já puderam ter um bom contato com o gênero que estamos estudando nesse projeto. Assistimos ao filme “Frankenweenie” de Tim Burton, conhecemos contos aterrorizantes, estudamos as características dos contos de terror e muito mais! Acreditamos que seja hora de realizar uma produção escrita. Vocês topam? Vejam a atividade proposta:

 

Atividades:

Releitura do filme:

- Na primeira aula, vocês puderam assistir ao filme “Frankenweenie”, de Tim Burton. Hoje, queremos que vocês reescrevam a história do filme, mas dando a ela uma “cara” nova. Façam uma releitura do filme todo, caso queiram, ou então reescrevam o filme como ele é, apenas mudando o final. Além disso, dê um novo título a história.

 

-Atenção: Não se esqueça dos elementos essenciais que um Conto de Terror precisa contemplar.

 

- A atividade deverá ser entregue para o professor, de modo que ele possa ler e analisar pontos que precisam ser melhorados e que serão discutidos na próxima aula.

 

Música utilizada:

https://www.youtube.com/watch?v=r98vAdMVQfU

 

 

 

 

 

 

 

Aula 4:

Olá, turma! Como estão? Esperamos que estejam bem!

Lemos e analisamos a releitura que vocês fizeram sobre o filme “Frankenweenie” e percebemos que os textos ficaram muito interessantes! Mas, há alguns pontos que precisam ser melhorados… Nesta aula, analisaremos dois? contos que vocês produziram e discutiremos o que neles há de bom e o que pode ser aperfeiçoado. Após essa atividade, faremos a devolutiva dos textos com o feedback individual.

Contamos com a colaboração de vocês!

 

Atividades:

Roda de conversa:

- Como já foi dito, selecionamos dois textos produzidos por vocês para nossa discussão;

- Abaixo está uma tabela que iremos preencher ao longo da nossa conversa para observar a presença ou ausência dos aspectos do gênero “Contos de Terror”;


Elementos narrativos

Texto 1

Texto 2

Como poderia ser melhorado?

O narrador está bem definido?




Há presença e descrição de personagens?

SIM

NÃO

Descrevendo as características físicas dos personagens.

O tempo em que a história aconteceu está explícito?




E o espaço?




Elementos estruturais




O conto tem uma apresentação?




A complicação foi bem estruturada?




O clímax ficou evidente?




Há um desfecho?




 

 

 

 

 

Aula 5:

Bom dia, estudantes!

Agora que sabemos de todos os detalhes sobre o gênero “Contos de Terror”, podemos realizar uma atividade que irá retomar todos os conteúdos até aqui estudados, para que vocês estejam devidamente preparados para o início da elaboração das HQ’s. Hoje, criaremos coletivamente um conto de terror, contemplando todos os elementos necessários para um bom texto.

 

Atividade:

Produção coletiva:

- O objetivo dessa atividade é que a partir da exposição das três imagens selecionadas, possamos criar coletivamente um conto de terror.

 

→ Observações:

  • O professor escreverá o conto na lousa;

  • Copie o texto em seu caderno, para poder ser consultado posteriormente, caso seja necessário.

 

 

 

 

 

 

 

Aula 6:

E aí, galera!

O objetivo da aula de hoje é que vocês comecem a estruturar o conto de autoria própria sobre o gênero “Contos de Terror”, a fim de que ele seja transformado em HQ. Sejam criativos, usem a imaginação!

 

Bom trabalho!

 

Atividade:

- Produção do texto que será utilizado para a elaboração do produto final que será uma HQ (História em Quadrinhos)

 

→ Orientações:

  • Essa atividade deverá ser realizada em pequenos grupos;

  • Caso haja dúvidas, consultem os materiais estudados e produzidos anteriormente, disponíveis na ferramenta ou no caderno de vocês;

  • O texto deverá ser entregue para correção.

 

 

 

 

 

 

 

Aula 7:

Olá, queridos! Empolgados para a aula de hoje?

Inicialmente, haverá devolutiva do conto que vocês produziram na aula passada, através de uma conversa a ser realizada com cada grupo, momento em que será indicado pontos que precisam ser melhor desenvolvidos, afinal, sempre há o que melhorar! Logo após, será apresentada a ferramenta que vocês utilizarão para a criação das HQ’s, momento em que terão oportunidade de ter o primeiro contato com a Pixton.

 

 

 

Atividades:

Orientação:

- A partir da correção feita pelo professor, haverá indicação de pontos a serem melhorados nos textos produzidos pelos grupos, visando a produção final das HQ’s.

 

Ferramenta Pixton:

- Agora que conhecem todos os detalhes em relação gênero “Contos de Terror”, será realizada uma apresentação da ferramenta Pixton, a qual deverá ser utilizada para a criação da HQ de cada grupo. Assim, conhecendo as possibilidades de trabalho utilizando a ferramenta, vocês poderão ter o primeiro contato ela. As dúvidas sobre a estrutura de uma HQ poderão ser sanadas durante esse momento.

 

Site da ferramenta:

https://www.pixton.com/br/

 

Aqui segue um exemplo de HQ criada na ferramenta Pixton:

 

https://Pixton.com/hq:bvn7u0tl

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 8:

Chegou a hora, pessoal!

Hoje é dia de dar início à criação do nosso produto final, transformando o conto de terror que vocês produziram anteriormente em Histórias em Quadrinhos. Aproveitem a oportunidade para sintetizar todo o conhecimento que construímos juntos até aqui, isto é, na elaboração da HQ busquem contemplar todos os elementos  estudados sobre o gênero.

Obs: É importante que o grupo todo participe da confecção da HQ.

 

Bom trabalho!


Atividades:

- Início da elaboração da HQ com orientação do professor;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 9 e 10:

 
Olá, queridos!

Essas duas aulas vocês poderão utilizar para desenvolver e procurar finalizar as HQ’s, visto que elas deverão ser apresentadas para a turma na próxima aula.

 

Atividades:

- Finalização das HQ’s;

- Orientações finais do professor em relação a erros ortográficos observados, etc.

 

 

 

 

 

 

 



Aula 11:

 
Bom dia pessoal, estamos na reta final do nosso projeto! Espero que estejam contentes!

Como foi gratificante ver o caminho que vocês percorreram até aqui!

A aula de hoje é para que vocês possam socializar com todos, a produção final que elaboraram em grupo sobre o tema do nosso projeto.

 

Boa apresentação para todos!

 

Atividades:

- Apresentação das HQ’s para a sala.

 

 

 

 

 

 

 

Aula 12

Bom dia, turma!

Na aula de hoje iremos postar todas as HQ’s produzidas por vocês dentro da nossa WebQuest, para que assim todos possam ter acesso ao material produzido pelos colegas. Isso será realizado logo após o feedback que vocês receberão a respeito das criações das HQ’s.

 

Atividades:

-  Feedback do professor para cada grupo;

- Postagem das HQ’s na WebQuest.

 

 

 

 

 

Aula 13:

Caríssimos,

Chegamos ao fim do projeto que desenvolvemos com tanta dedicação. Mas, o importante é que tenham aprendido muito durante esse tempo em que trabalhamos com o gênero “Contos de Terror”. O intuito da aula de hoje é que possamos discutir a importância de se trabalhar com o gênero em questão, considerando a forma como ele foi trabalhado, isto é, através de um projeto. Além disso, vocês realizarão um autoavaliação da participação individual e coletiva que tiveram durante esse período de desenvolvimento das nossas atividades. A reflexão é importante para que possamos melhorar sempre!

 

Participem!



Atividades:


Discussão:

- O tema do projeto é pertinente? Contribui em qual aspecto?

- A forma como o projeto foi abordado contribuiu para um melhor processo de aprendizagem?

- Quais sugestões dariam para próximos projetos?

- Pontos positivos x pontos negativos

 

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.