GLOBALIZAÇÃO - VANTAGENS E DESVANTAGENS
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

  1. 1.      Efeitos da Globalização

Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo quer seja no ponto positivo como também no negativo. Sendo assim eis aqui alguns efeitos da mesma:


• Integração entre países
• Diluição das fronteiras
• Aumento do comércio mundial
• Crescimento e desenvolvimento da Economia dos Estados
• Aumento da desigualdade e desemprego

Como já mencionado anteriormente os efeitos positivos da Globalização são muitos, mas não podemos descartar a existência dos negativos. E acima deixamos no último tópico um ponto negativo para que se pudesse analisar, e ver que esse assunto mexe com muito mais coisas que nós imaginamos. Para você ter uma ideia a Globalização causa esse desemprego e desigualdade por que as empresas passam a querer competir mais, a produzir mais e com menor custo, cortando assim muita mão de obra que julga desnecessária.

 

Uma das grandes desvantagens é a desvalorização da mão-de-obra. Principalmente em países mais pobres, as empresas têm buscado profissionais mais qualificados. Infelizmente muitas pessoas ainda não têm uma educação de qualidade e acabam perdendo o trabalho.

 Conclusão

Portanto, a globalização sendo uma corrente de grandes eventos tecnológicos que tem como finalidade transformar o mundo numa aldeia global, é necessário ter um certo cuidado, porque ela é no seu verdadeiro sentido, pensar global e agir local.A globalização, vem com o dinheiro na mão direita e a razão na mão esquerda, quem não tem dinheiro jamais estará globalizado.Nesta conformidade, e se prestarmos um pouco mais de atenção podemos perceber que o processo da globalização é discriminatório, exclui e separa os pobres dos ricos, faz com que as nações mais ricas, subjulguem as nações mais pobres. Somos a favor da globalização desde que se respeite os hábitos e costumes dos povos, fazendo jus ao princípio, agir local e pensar global.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.