Instrumentos Óticos e visão Humana.
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Esta webquest deve ser realizada em duplas, as duplas devem ler os problemas apresentados, pensar e discutir hipóteses para correção desses problemas apresentados nos textos 1, 2 e 3.

 

Texto 1

(GREF – ótica – Parte 3) "Guilherme enfiou as mãos no hábito, onde este se abria no peito formando uma espécie de sacola, e de lá tirou um objeto que já vira em suas mãos e no rosto, no curso da viagem. Era uma forquilha, construída de modo a poder ficar sobre o nariz de um homem (e melhor ainda sobre o dele, tão proeminente e aquilino), como um cavaleiro na garupa de seu cavalo ou como um pássaro num tripé. E dos dois lados da forquilha, de modo a corresponder aos olhos, expandiam-se dois círculos ovais de metal, que encerravam duas amêndoas de vidro grossas como fundo de garrafa. Com aquilo nos olhos, Guilherme lia, de preferência, e dizia que enxergava melhor do que a natureza o havia dotado, ou do que sua idade avançada, especialmente quando declinava a luz do dia, lhe permitia. Nem lhe serviam para ver de longe, que para isso tinha os olhos penetrantes, mas para ver de perto. Com aquilo ele podia ler manuscritos inscritos em letras bem finas, que até eu custava a decifrar. Explicara-me que, passando o homem da metade de sua vida, mesmo que sua vista tivesse sido sempre ótima, o olho se endurecia e relutava em adaptar a pupila, de modo que muitos sábios estavam mortos para a leitura e a escritura depois dos cinquenta anos. Grave dano para homens que poderiam dar o melhor de sua inteligência por muitos anos ainda. Por isso devia-se dar graças a Deus que alguém tivesse descoberto e fabricado aquele instrumento. E me falava isso para sustentar as ideias de seu Roger Bacon, quando dizia que o objetivo da sabedoria era também prolongar a vida humana".

(Umberto Eco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983, pág.94/95)

Atividade

Com base no que é narrado no texto, qual é o defeito de visão do Guilherme e como corrigi-lo? Justifique.

 

 

Texto 2

(GREF ótica, parte 1) Quando Clark Kent/Super-Homem quer ver alguma coisa escondida por uma parede, usa seu super-poder da "visão de raio X".

Atividade

Mesmo para uma extraterrestre de Kripton isto seria possível? Justifique.

 

 

Texto 3

Música: Óculos - Os Paralamas do Sucesso

“Se as meninas do Leblon
Não olham mais pra mim
(Eu uso óculos)
E volta e meia
Eu entro com meu carro pela contramão
(Eu to sem óculos)
Se eu to alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu to triste, eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém...”


Atividade

Com base na musica, qual é o defeito de visão do personagem que usa os óculos? Justifique sua resposta.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.