QUÍMICA AMBIENTAL
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Lembra da lista de vídeos!? Pois bem, existe um em especial que eu gostaria que você assistisse que é o filme “Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento”.

Deixei a sinopse e espero que consiga assistir ao filme, logo  você irá responder ao questionário abaixo. Bons estudos!

Sinopse: A personagem Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, é uma mãe de três filhos, solteira e desempregada, que foi ferida em um acidente de trânsito com um médico e resolve processá-lo por este motivo. Seu advogado, Ed Masry, interpretado por Albert Finney, espera ganhar a causa, mas o comportamento de sua cliente no tribunal o faz perder. Erin faz diversas tentativas de contato com o advogado, em seu escritório e, um dia, quando Ed chega ao trabalho, a encontra realizando atividades diversas e mostra-se surpreso e descontente com o que encontra. Ele a confronta e ela diz que acreditava que ele teria sucesso em seu caso no tribunal, pois dependia deste resultado para sobreviver e precisava de um emprego. Ele se sente desconfortável e decide dar-lhe uma chance no escritório.

Erin é demandada a trabalhar na organização de arquivos para um caso de imóveis, no qual a Pacific Gas end Eletric (PG&E) apresenta oferta de compra de uma casa de Hinkley, Califórnia, residência de Donna Jensen. Erin fica surpresa ao ver registros médicos no arquivo e resolve visitar Donna, que simplesmente informa ter reunido todas as correspondências da PG&E, por ocasião do processo de venda do imóvel, em um único arquivo. Donna informa que teria ficado muito sensibilizada pela ajuda recebida da PG&E, em razão dos vários tumores que teve e que, naquela momento, seu marido tinha o linfoma de Hodgkin e a empresa oferecera acompanhamento médico hospitalar, às suas expensas. Erin questiona o motivo de tal auxílio por parte da empresa e Donna informa que seria “por causa do cromo”.

A partir deste momento, Erin inicia uma investigação e encontra evidências de que as águas subterrâneas da cidade de Hinkley estavam contaminadas com cromo hexavalente, elemento químico reconhecido como um carcinogênico humano, mas a PG&E teria informado aos residentes locais que estaria utilizando um forma mais segura de cromo. Ela convence Ed a deixá-la fazer mais pesquisas e ganha a confiança de muitos residentes de Hinkley. No transcorrer de sua pesquisa, encontra muitos casos de tumores e outros graves problemas de saúde nos moradores da cidade, na última década. Todos os moradores teriam sido tratados pelos médicos da PG&E, que informaria se tratar de uma simples coincidência.
Não satisfeita com os argumentos da empresa, consegue convencer seu patrão, o advogado Ed, a mover uma ação contra a PG&E. Erin, recebeu um depoimento de um ex-trabalhador da empresa, que foi encarregado de destruir documentos comprometedores para a PG&E, ao quais continham registros das condições médicas dos trabalhadores e foram guardados em local seguro. O depoente decide entregar os documentos para provar que a corporação conhecia a contaminação da água pelo cromo hexavalente e não teria tomado qualquer atitude para evitar prejuízos à saúde da população local, em nome dos lucros.

Erin convenceu a todos os 634 prejudicados a irem a Juízo. O resultado do julgamento foi a obrigação da PG&E a pagar o montante de 333 milhões de dólares para serem distribuídos entre os queixosos, pelos danos causados. Na cena final, Ed entrega a Erin seu pagamento de bônus pelo ganho da causa, em valor superior ao que teria sido acordado, face ao esforço e dedicação por ela empreendidos, como reconhecimento pelo trabalhado bem executado.


Questões norteadoras:

  1. Como você classifica o ar em que respira na sua cidade? Dê exemplos que justificam sua resposta.
  2. Os rios que que passam por sua localidade são preservados? Se não, o que você enquanto cidadão ecologicamente consciente pode fazer para melhorar essa situação?
  3. Como ocorre o saneamento básico em sua cidade?
  4. Você tem o habito de queimar o lixo doméstico? Você já sentiu, ou tem algum conhecido que relata problema de saúde devido esse fato?
  5. Você sente que seu ambiente de modo geral sofre com a poluição feita pela humanidade? Justifique sua resposta.

 


© 2010 Todos direitos reservados.