RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

 

Com calma e disposição!


A tarefa é:

 

Mostrar experimentalmente as Relações Métricas no triângulo retângulo, através de modelos como os acima, construídos com material emborrachado (EVA), papela ofício, colorset ou outrom aterial que preferir.

 

Exemplo

Objetivo: Mostrar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, a2 = b2 + c2

Considere 04 triângulos retângulos de lados a, b e c, sendo ‘a’ a hipotenusa. Considere ainda 03 quadrados de lados a, b e c respectivamente.

1. O quadrado de lado a e todos os triângulos construídos são posicionados numa base quadrangular construída de lado (b+c) como mostra a figura 1.

2. O quadrado de lado a é substituído pelos quadrados de lados b e c (figura 2), e os triângulos posicionados, como mostra a figura 3. Logo, a área do quadrado de lado a é igual a soma das áreas dos quadrados de lado b e c, ou seja, a2 = b2 + c2.

 

ATIVIDADE 1

Objetivo: Mostrar que em um triângulo retângulo o produto da hipotenusa pela altura relativa a esta é igual ao produto dos catetos, ou seja, a.h = b.c .

 

ATIVIDADE 2

Objetivo: Provar que no triângulo retângulo, b2 = a.m.

 

ATIVIDADE 3

Objetivo: Mostrar que no triângulo retângulo, c2 = a.n.

 

ATIVIDADE 4

Objetivo: Mostrar que no triângulo retângulo, h2 = m.n.

 


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